Eugenio Figueredo Aguerre

Presidente da Conmebol

Por Roberto Gozzi

Eugenio Figueredo Aguerre, nasceu em 10 de março no bairro de St. Lucia, Uruguai, em 1932. É ex-jogador de futebol e um grande cartola do futebol sul-americano, eleito em março de 2013 presidente da Conmebol.
No Clube do Huracán Buceo, nos anos 70 deu seus primeiros passos no futebol, primeiro como jogador, e depois como dirigente. Ele presidiu o clube em duas oportunidades 1971-72 e 1976-77 -, época em que, o time começou a se destacar dentro de campo e a declinar nos bastidores.
Em julho de 1997, foi eleito presidente da Associação Uruguaia de Futebol, cargo ocupado por nove anos. Não classificar a seleção uruguaia para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, fechou o ciclo de Figueredo a frente do futebol do seu país.
Deixou como um fato tangível de sua presidência o complexo Uruguai Celeste, uma obra que alberga todas as seleções e aponta o processo do desenvolvimento da A.U.F.
Foi vice-presidente da Conmebol entre 1993-2013, quando se tornou presidente da entidade no mês de março. Aguerre foi o décimo mandatário da Confederação Sul-Americana de Futebol.
Foi nomeado presidente da Comissão Organizadora da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Figueredo sempre esteve ligado à FIFA, cumprindo diversas funções em órgãos da matriz do futebol mundial.
É tido como bom negociador, algo que pode ter relação com a antiga profissão antes do futebol, a de vendedor de carros. Aguerre é o terceiro uruguaio a presidir o futebol sul-americano. Antes dele vieram Héctor Rivadavia, em 1916, e Fermín Sorhueta, entre 1959 e 1961.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES