Estádio Joaquim Américo

estádio demolido para a construção da Arena da Baixada


Quem assiste a jogos na Arena da Baixada, pertencente ao Atlético Paranaense, sente-se em um templo do futebol com ares europeus. Com capacidade para 32 mil pessoas sentadas, o estádio, cujo nome é Joaquim Américo, é uma referência sul-americana de modernidade. No entanto, até 1997, existia no local um outro estádio com capacidade inferior e com o mesmo nome. Obra idealizada por Joaquim Américo em 1914, quando ocupava a presidência do Internacional, um dos clubes que originou o rubro-negro. Ao ser fundado em 1924, o Atlético herdou este patrimônio e, anos depois, batizou o estádio com seu nome.
Em 1994, a diretoria do clube realizou melhorias no local que duraram apenas três anos já que, em 1997, decidiu-se pela demolição do estádio. Assim surgiu a Arena da Baixada, construída em apenas dois anos.
Na época, cartolas atleticanos decidiram utilizar o modelo europeu conhecido como arena, com capacidade para sediar não apenas jogos de futebol mas também espetáculos, além de oferecer vários serviços como restaurantes e estacionamento.
O novo estádio foi inaugurado em 24 de junho de 1999 com o jogo entre Clube Atlético Paranaense e Cerro Porteño do Paraguai.
Por Marcelo Rozenberg

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES