Ernesto Vieira

Ex-presidente do Santos Futebol Clube

por Ednilson Valia

Ex-presidente do Santos Futebol Clube no biênio 1982-1983, Ernesto Vieira da Silva, morreu aos 74 anos, no dia 19 de dezembro de 2015, em Santos, vítima de câncer. Ele trabalhava em sua empreiteira, também na cidade de Santos, no litoral paulista.

Seu corpo foi sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica de Santos, mesmo local em que aconteceu o velório.
 
Nascido em 17 de julho de 1941, na cidade portuguesa de Arouca, o ex-mandatário santista deixou quatro filhos: André Luiz, Alexandre , Érica e Carina, e quatro netos. Era viúvo de Maria Bernardete Nascimento da Silva.

Chegou ao Brasil, com 13 anos, no dia 11 de agosto de 1954.  E a sua primeira residência foi na rua Guararapes, em Santos, nas cercanias da Vila Belmiro e ali nasceu o amor pela equipe alvinegra da baixada.
 
Em entrevista ao site Oficial do Santos Futebol Clube contou algumas peculiaridades de sua vivência no Peixe.

"Eu assistia a vários treinos do Santos  e convivi com atletas do clube. Uma coisa que não esqueço é como faziam a manutenção do estádio. Colocavam ovelhas no gramado, que se alimentavam e deixavam o campo devidamente aparado para as partidas?, relatou Vieira ao portal santista.

A vida política na agremiação alvinegra iniciou como conselheiro na gestão de Rubens Quintas Ovalle em 1978, no segundo mandato de Quintas assumiu a vice-presidência de Patrimônio.

Mas Rubéns Quintas não cumpriu o seu mandato até o fim e Ernesto Vieira foi então eleito presidente pelo Conselho Deliberativo até o final de 1983.

No final do seu mandato foi eleito presidente do Conselho Deliberativo, cargo que exerceu até 1986.

Também foi assessor da presidência da primeira gestão do presidente Marcelo Teixeira, em 1991.

Em 08 de dezembro de 2009 descobriu um câncer no pâncreas de 4,5 centímetros, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Após 4 meses de quimioterapia e 27 sessões de rádioterapia, foi submetido a um procedimento cirúrgico no dia 30 de maio de 2010, onde foi extraído o pâncreas, o baço, 40 % do estomago e o intestino delgado, pelo médico Antônio Vasconcellos Macedo.

Todo dia 30 de maio comemora mais um "aniversário", gozando de plena saúde para brincar com o neto João Vitor e torcer para o seu grande amor, o Santos Futebol Clube.
 
No dia 12 de julho a Redação do Portal Terceiro Tempo recebeu o seguinte e-mail:
De: Ernesto - Grupo Lagos [mailto:ernesto@grupolagos.com.br]
Enviada em: sábado, 12 de julho de 2014 11:13
Para: miltonneves@terceirotempo.com.br
Assunto: Amigo Milton - bom dia.
Quero através desta deixar meu pesar pela passagem do doutor Osmar de Oliveira.
Aproveito para mandar uma crônica que enviei para a Tribuna de Santos, que costuma
Publicar em " TRIBUNA LIVRE".
Abraços a toda a familia.
Saudações cordiais
Ernesto Vieira da Silva

BRASIL - CAMPEONÍSSIMO.

O País Brasil, é sem dúvida o grande CAMPEÃO do maior evento esportivo do planeta realizado em 2014.

Tendo como origem a disputa esportiva quadrienal, tinha o caderno de encargos entregue a nossos governantes, em reunião histórica em Zurique, com a presença de Lula, um extenso texto de solicitações comportamentais e obrigações sociais.

Padrão FIFA nos estádios foi atendido, lugar numerado, conforto e higiene nos banheiros, restaurantes de boa alimentação, segurança e a mais bela atitude FIFA; banir para sempre o "enjaulamento" do publico, alambrado é feito para conter irracionais. O espetáculo foi "emoldurado" com o povo brasileiro, a graciosidade, as carinhas pintadas, exalavam de alegria e fidalguia, ornamentados com vestes em verde e amarelo. Os turistas ficaram encantados do ser e estar do povo brasileiro, perderam o temor de muitas inverídicas informações recebidas em sua origem, e se entregaram no "colo" carinhoso de nosso povo, retribuindo com profundo afago e calor humano.

Redescobriram a Amazônia e principalmente Manaus, adentraram a mata para visitar aldeias de índios, e estes de trajes primitivos, observados com sublime respeito e ternura, pulverizaram de amor o coração dos visitantes, que movidos pela emoção pediam para acalentar em seu colo os pequeninos índios que estavam nas costas de suas mães desnudas, a humanidade tem momentos de riqueza impagáveis como esta, foi tão surpreendente aos turistas, que já se noticia que companhia aérea de países europeus estão com pedido á Anac e ao Governo Brasileiro, para instalar voos internacionais diretos para Manaus, aliás, um membro da imprensa Portuguesa, da TV SIC, ao acariciar um pequenino Índio entre seus braços, fez deslizar em sua face, gordas e salientes lágrimas de emoção. A delegação Costa Riquenha, despediu-se de nossa terra deixando parte de seu coração. Os Mexicanos e alguns de seus astros, jogaram um pelada na praia do Gonzaga, descalços com os presentes comuns, isto é; eles tem consciência que são diferentes apenas nos noventa minutos de seu trabalho.

Advirto; o padrão FIFA foi cumprido nos trinta dias esportivos, mas não esqueçam que o caderno de encargos entregue a nossos governantes, são para três décadas, vamos mudar para Padrão Povo, e cobrar diuturnamente o que falta Socialmente, - transporte publico - segurança - aeroportos - saúde etc., até por que os jogos Olímpicos estão á porta no Rio de Janeiro, hoje somos conhecidos por oitenta por cento dos sete bilhões de habitantes deste Universo.

EPÍLOGO: os senhores perguntam; e a Copa? Para nós sem surpresas, vejamos: após o papelão de nossa seleção na África do Sul em 2010, a poderosa CBF derrubou a lona do circo e disse; basta !.. Reformulação já. Iniciou-se a mesma, após dois anos e mais de duzentos jogadores pesquisados, "por excesso de doações a entidades carentes", o presidente da CBF pediu demissão foi morar nos Estados Unidos, (até hoje), assumiu um notável senhor de oitenta anos e seus competentes companheiros e assessores, destruíram tudo que foi feito até então pelo senhor Mano Menezes, iniciaram um novo projeto, com novas e conhecidas estrelas no comando. "(Em sua primeira convocação, o novo treinador "democraticamente" informou á sociedade);" tem dois jogadores que são titulares em minha seleção, (alem de Neymar), o goleiro Julio Cesar e o camisa nove Fred. O goleiro não treinava nem jogava, pois não tinha contrato com nenhum Clube. O camisa nove Fred, jogava uma partida e ficava no departamento médico do Fluminense nove, alguma surpresa com o resultado alcançado? o goleiro foi um dos mais vazados da Copa, o centro avante fez um gol de orelha.

Ao saudoso Barbosa, Mártire de 16 de julho de 1950, onde estiver deve continuar perdoando os injustos.  

O Senhor Mano Menezes, ainda entre nós, terá certamente a Grandeza e Altivez de perdoar a traição dos democratas da CBF, de 08 de Julho de 2014.

Ernesto Vieira da Silva

Ex-Presidente do Santos F. Clube

Membro ao COFI atual

ver mais notícias
ver mais Áudio

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES