Enderson Moreira

Técnico de futebol
por Marcos Júnior Micheletti

Mineiro de Belo Horizonte, Enderson Alves Moreira, o Enderson Moreira, é formado em Educação Física pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Atualmente é o treinador do Sporting Cristal, do Peru
 
RETROSPECTO RECENTE
 
Enderson foi anunciado como novo técnico do Bahia no dia 26 de junho de 2022, permanecendo no clube até 1º de outubro do mesmo ano, quando foi demitido, um dia após a equipe soteropolitana perder para a Chapecoense por 3 a 1, em jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileir em Chapecó-SC. Ele deixou o Bahia em terceiro lugar na tabela. A equipe estava há cinco jogos sem vencer, com dois empates e duas derotas nos últimos quatro jogos.
 
Em seguida, em 18 de novembro de 2022, foi anunciado como novo treinador do Sport Club do Recife, permanecendo no cargo até 18 de novembro de 2023, quando foi demitido, restando uma rodada para o término da Série B do Campeonato Brasileiro..
 
Mas logo ele voltou a trabalhar, assumindo a equipe peruana do Sporting Cristal, em 24 de novembro de 2023, para ocupar o cargo do compatriota Tiago Nunes, que deixou o clube para assumir o Botafogo-RJ.   
 
Seu primeiro contato com futebol aconteceu em 1995 pelo América Mineiro, passando a treinar a base do clube no ano seguinte, já com um importante título: a Copa São Paulo de Futebol Júnior, feito repetido em 2007 pelo Cruzeiro, mesmo ano em que, também pelo Cruzeiro, conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-20.
 
Passou por três outros clubes mineiros (Sete de Setembro, Santa Tereza e Atlético-MG) antes de assumir uma equipe profissional, desta vez, sem o mesmo sucesso, quando dirigiu o Ipatinga, também mineiro, nas últimas sete partidas do Brasileirão de 2008, sem conseguir salvar a equipe do rebaixamento.

Retomou sua carreira como treinador de equipes de base em seguida, novamente pelo América-MG e depois pelo Atlético-PR, em ambos comandando a equipe sub-20.

Dirigiu a equipe B do Internacional-RS em 2010 (foi campeão da Copa sub-23), mesmo ano em que foi contratado como auxiliar no Fluminense, assumindo a equipe carioca principal logo em seguida, na Libertadores da América, até a chegada de Abel Braga, vindo do Al Jazira, dos Emirados Árabes.

Em 2011 voltou a dirigir uma equipe profissional, o Goiás, onde conquistou o título goiano em 2012 e o Brasileiro da Série B, também em 2012, que credenciou a equipe esmeraldina para disputar a Série A do Brasileiro em 2013.

No dia 14 de dezembro de 2013, Enderson se reuniu com a diretoria do Goiás e decidiu pela não renovação para 2014.
 
Dois dias depois, o Grêmio oficializou a contratação de Enderson para ser o técnico do Imortal na temporada de 2014. Porém, no dia 27 de julho de 2014, Enderson não resistiu aos maus resultados e acabou sendo demitido do Tricolor gaúcho.
 
No dia 03 de setembro de 2014, foi anunciado como novo técnico do Santos FC, assumindo lugar de Oswaldo de Oliveira, demitido no dia anterior.
 
No dia 5 de março de 2015, Enderson foi demitido do Santos Futebol Clube e 11 dias depois foi contratado pelo Clube Atlético Paranaense. No entanto, após oito partidas, o treinador foi deligado do cargo. Em 21 de maio de 2015, foi anunciado o retorno do técnico ao Fluminense. No entanto, a equipe não engrenou sob o seu comando e o técnico acabou sendo demitido no dia 16 de setembro de 2015, após derrota para o Palmeiras, pelo Brasileirão. 
 
No final de 2015, Enderson foi anunciado como novo técnico do Goiás. No entanto, acabou sendo demitido em junho de 2016. No dia 20 de julho de 2016, o América-MG confirmou o retorno do treinador ao clube. 
 
Em 16 de junho de 2018, Enderson pediu demissão do Coelho e aceitou a proposta para dirigir o time do Bahia. No time baiano, após eliminações na Copa Sul-Americana e no campeonato estadual, ele foi demitido no dia 31 de março de 2019.
 
Depois disso assumiu o Ceará, onde ficou até o dia 17 de março de 2020, quando pediu demissão. Um dia depois foi anunciado como novo treinador do Cruzeiro. A passagem pela Raposa, no entanto, durou pouco. Após uma sequência de cinco partidas sem vencer pela Série B, Enderson foi demitido do cargo, em 8 de setembro de 2020. Depois de deixar o time de BH, foi anunciado como treinador do Goiás em 28 de setembro de 2020, permanecendo no comando da equipe até 17 de novembro de 2020, quando foi demitido, após dez jogos (três empates e sete derrotas). A equipe, na ocasião, era lanterna do Campeonato Brasileiro da Série A.
 
Foi anunciado como treinador do Fortaleza no dia 07 de janeiro de 2021, substituindo Marcelo Chamusca na disputa do Campeonato Brasileiro. Com resultados ruins no Estadual da temporada seguinte, Enderson acabou demitido do Leão do Pici no dia 25 de abril de 2021. 
 
O Botafogo anuciou sua contratação no dia 20 de julho de 2021, para a disputa da sequência da Série B do Brasileirão. Após trabalho de sucesso na missão de voltar à elite do futebol brasileiro, Enderson acabou desligado do clube em 11 de fevereiro de 2022, depois que o clube passou a ser gerido por John Textor.
  
Enderson Moreira, que nasceu em 28 de setembro de 1971, é casado com Rosângela Moreira, com quem tem dois filhos: Rafael e Bruna.
 
Foto: Vitor Silva/Botafogo
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES