Emil Rached

Ex-jogador de basquete
por Marcos Júnior Micheletti
 
Emil Assad Rached, o Emil Rached, ex-jogador de basquete, morreu em 15 de outubro de 2009, aos 66 anos, vítima de uma embolia pulmonar no Centro Médico de Campinas, cidade em que residia.
 
Há algum tempo ele já sofria de problemas de saúde, sendo obrigado, inclusive, a sessões de hemodiálise. Seu estado foi agravado por conta de uma queda que sofreu, fraturando perna e braço.
 
Ele foi o mais alto jogador de basquete do Brasil, com 2,23 metros, e após deixar as quadras atuou na televisão, participando do programa "Os Trapalhões" e alguns filmes da trupe de comediantes.
 
Formado em Educação Física, participou também de alguns filmes: "O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão" (1977), "Os trapalhões na Guerra dos Planetas" (1978) e "As Aventuras de Mário Fofoca" (1982).
 
Rached nasceu em Vera Cruz, interior de São Paulo, em 20 de junho de 1943, mudando-se para Campinas ainda jovem.
 
Iniciou sua carreira pelo Palmeiras em 1964 e defendeu a Seleção Brasileira no Mundial do Uruguai, em 1967 (foi medalha de bronze) e no Pan-Americano de Cali, em 1971 (ganhando a medalha de ouro). Também jogou pelo Botafogo-RJ e Corinthians.
 
Encerrou sua carreira esportiva em 1980, tendo disputado 18 jogos pela Seleção Brasileira principal e feito 114 pontos.

A cidade de Campinas prestou bela homenagem a Emil Rached. No município, no distrito de Ouro Verde, existe a Praça de Esportes Emil Rached, um amplo espaço poliesportivo que ocupa uma área de 10 mil metros quadrados.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES