Edson Pimenta

Ex-coronel e técnico
por Túlio Nassif
Edson Pimenta, o Cel. Pimenta, formado pela Escola de Educação Física da Polícia Militar, com curso técnico em Esportes pela USP, trabalhou no clube pela primeira vez em 1981, como preparador físico. Agora soma a décima passagem e, esta última, pela Portuguesa. Nasceu no dia 11 de janeiro de 1951.
O ex-coronel assumiu o posto após a saída de Péricles Chamusca, em maio de 2013, consolidou o retorno lusitano à elite do futebol.
Diferentemente dos atletas que penduram as chuteiras e viram técnicos, Edson Pimenta, teve outra trajetória.
Passou por muitos clubes amadores, até que, um dia, o ex-vice presidente do clube Luis Iaúca, o viu trabalhando em um treino da Associação Desportiva da Polícia Militar, onde disputava o famoso torneio "Desafio ao Galo?. Com a boa atuação na competição, o mandatário convidou Pimenta para trabalhar na Lusa.
Na PM, era considerado linha-dura. Em 2000, foi indiciado pela Corregedoria da PM após aparecer em vídeos insultando o então governador Mário Covas e incitando a violência.
Em 1997, foi o primeiro oficial a depor na CPI que investigou o caso da favela Naval, episódio no qual policiais foram acusados de espancar moradores e matar um pessoa em Diadema.
Comandante do 8º Batalhão da PM, ele foi o primeiro oficial a ver as imagens com as agressões.
Mais de uma década depois, já aposentado da PM, ele faz o possível para se desvincular da polícia e ingressou na vida futebolística, como o próprio afirmou: "O futebol tem muito do ambiente militar, como a organização e a disciplina?.
Pressionado pela torcida, Pimenta foi efetivado no cargo de treinador da Portuguesa no dia 17 de junho de 2013, para o restante do Campeonato Brasileiro. A princípio, ele comandaria a equipe nas cinco primeiras rodadas da competição. No entanto, a diretoria mudou de ideia, tendo em vista os últimos bons resultados e decidiu mantê-lo no cargo.
Após um dia da derrota por 3 a 2, em casa, para o Atlético-PR, o então presidente Manuel da Lupa e o também vice-presidente de futebol Roberto Santos decidiram pela troca de treinador da Portuguesa. Encerrava se assim, o ciclo de Pimenta, demitido do cargo, no dia 28 de julho de 2013.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES