Edson Moreira

Delegado e político
por Túlio Nassif
Edson Moreira da Silva, mais conhecido como delegado Edson Moreira ou Dr. Edson, nasceu no dia 16 de abril de 1959, em São Paulo. É delegado e político filiado ao PTN (Partido Trabalhista Nacional).
Vindo do Nordeste para a capital paulista, com intuito de atuar na Força Nacional, o pai de Edson Moreira foi à busca de seu sonho. Apesar de trabalhar em uma gráfica na adolescência, Dr. Edson seguiu os passos do pai. Aos 21 anos ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Mesmo assim prosseguiu com os estudos a fim de trabalhar na Polícia Civil. Graduou-se em direito na Faculdade de Direito de Guarulhos em 1988, e dois anos mais tarde foi aprovado no concurso da Polícia Civil do estado de Minas Gerais, onde fixou residência.
É especialista em Criminologia e Segurança Pública pela UFMG. Seu trabalho apresenta um leque de ações que vão desde as investigações de crimes de homicídios até mesmo a chefia do Departamento de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa de Belo Horizonte.
Ficou conhecido nacionalmente, por trabalhar no "caso Eliza Samudio?, onde prendeu o ex-goleiro do Flamengo, Bruno. E também por se eleger vereador de Belo Horizonte em 2012, sendo o terceiro mais bem votado naquelas eleições.
Como delegado de polícia, desde 1990 prestou serviços na PCMG na capital mineira e em outras cidades como Uberaba, envolvido em investigações de casos de grande repercussão nacional e internacional, como por exemplo: Caso José Cleves (em 2001); Emílio Beletti (em 1999), Maníaco de Contagem (em 2009), entre outros.
Em razão ao seu desempenho profissional e sendo um trabalhador nato e incansável, Dr. Edson em diversos momentos foi reconhecido e se fez merecedor de títulos como: Medalha Honra ao Mérito ASPCEMG ? pela apuração dos homicídios do Serial Killer de Contagem (em 2010); Diploma de Honra ao Mérito ? Câmara Municipal de Belo Horizonte/MG (em 2006) e assim como outros títulos, algumas medalhas de honra também foram incorporados ao seu currículo.
ver mais notícias
Serviu o Exército Brasileiro no Batalhão da Guarda Presidencial
Soldado da PMESP;
Cabo da PMESP;
Sargento da PMESP;
Chefe da Divisão de Crimes Contra a Vida DCCV-MG ? Homicídios;
Coordenador de Operações Policiais do Departamento de Trânsito ? DETRAN;
Chefe da Divisão de Operações Especiais/Anti-Sequestro/DEOEsp;
Chefe do Departamento de Investigações Especializadas - DIE/MG;
Coordenador de Polícia Civil/SGPC;
Delegado Regional de Uberaba/MG;
Coordenador dos Cursos de Formação da Academia de Polícia/Acadepol;
Professor de Técnica e Prática de Inquérito Policial/TPI/Acadepol;
Professor de Investigações Policiais;
Professor de Direito Penal e Processo Penal da UNIFENAS ? Universidade José do Rosário Vellano;
Chefe do Departamento de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa ? DHPP;
Vereador de Belo Horizonte.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES