Edson Madureira

Ex-lateral do Internacional
por Diogo Miloni

Manuel Edson Ferreira, mais conhecido como Edson Madureira, foi lateral do Intenacional nos anos 70, fazendo muito sucesso nos times do sul do país.

Em 2010, o ex-jogador trabalhava no ramo de tintas.

Edson é natural do Rio de Janeiro, e nasceu dia 29 de maio de 1944. Com futebol no sangue, sua influencia no esporte surgiu graças ao seu irmão, o ex-atacante Madureira. A carreira do ex-lateral começou em 1965, no Metropol, time da cidade de Criciúma, em Santa Catarina.

Em 1967, o clube conquistou o campeonato estadual, e com boas atuações e toda essa exposição, Edson conseguiu um lugar na Seleção Catarinense daquele ano.

O eixo Rio-São Paulo dominava o cenário futebolístico da época e para conseguir destaque os times do sul do país costumavam buscar nos estados próximos suas novas contratações.

Foi então que no ano de 1968, o Internacional de Porto Alegre se interessou pelo atleta, que chegou ao Colorado junto com Valdomiro, atacante vindo do Comerciário (atual Criciúma).

Após a criação do Gigante da Beira-Rio, surgiu um time inesquecível na história do Inter. O ala viveu sua melhor fase, jogando ao lado de Falcão, Carpegiani, Figueroa, e outros grandes jogadores.

Foi no Campeonato Gaúcho de 1970 que Edson Madureira marcou definitivamente sua passagem pelo Internacional. O time chegou à final da competição e iria enfrentar o arqui-rival Grêmio.

A partida decisiva foi disputada no estádio Olímpico, e os tricolores abriram o placar  com o gol do ponta-esquerda Loivo, o empate colorado veio com o matador Valdomiro.

Precisando da vitória o time vermelho se lançou ao ataque e foi ai que brilhou a estrela de Edson, marcando o gol que deu o título de Campeão Gaúcho de 1970.

Depois da glória, o ex-jogador ainda passou pelo Colorado Paraná (atual Paraná Clube) e Londrina, onde encerrou sua carreira no ano de 1981.

No mesmo ano, e ainda no time onde pendurou as chuteiras, Edson Madureira assumiu outra função, a de treinador, substituindo o argentino Armando Renganeschi.

Edson casou-se com Mariléia de Oliveira Ferreira, com quem construiu sua família. É pai de três filhos, sendo duas mulheres, Milla Lúcia e Alessandra, e um homem, Matheus Leandro, e avô de quatro netos, Amanda, Júlia, Gustavo e Eduardo.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES