Edison Santi

Delegado de polícia e ex-goleiro de futsal
por Tufano Silva
Edison Remigio de Santi, que em 2012 seguia residindo no bairro da Mooca, em São Paulo, e trabalhando como delegado de polícia do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), foi também jogador de futsal. Ele atuou como goleiro na base do Palmeiras e no Juventus, além de ter defendido diversos outros times da várzea da zona leste da capital paulista.
Nascido em São Paulo em 10 de junho de 1958, Édson começou no futsal nas categorias de base do Palmeiras, no início dos anos 70. Por lá, teve a oportunidade de ver de perto o talento de grandes jogadores que defendiam o time principal do Alviverde. Dentre esses atletas, o delegado de polícia destaca Pipa, Dárcio, Cabralzinho, Pinga Fogo e Sorage, que De Santi classifica como o melhor atleta que viu jogar futsal depois de Falcão.
Do Palestra Itália, Edison se transferiu para o Juventus, da Mooca, onde jogou ao lado de outro grande craque do futebol de salão brasileiro: Medina, que marcou época defendendo a equipe do Corinthians.
E foi no Corinthians também onde Edison tentou iniciar sua carreira no futebol de campo. No entanto, não conseguiu passar nos testes feitos com o ex-goleiro Cabeção. Segundo o Delegado, que também tentou a sorte no Palmeiras, sua estatura ? 1,75m - não era adequada para um arqueiro.
De Santi jogou também por diversos times da várzea da zona leste da cidade de São Paulo. Entre eles, o APEA e o Cultural, do Brás, o MAC e o Madri, da Mooca, o Bresser e o ROM.
Longe do esporte, Edison de Santi trabalhou como repórter policial, de 1984 a 1989. Exerceu a função nas Rádios Globo, Record e Bandeirantes, e também na TV Record.
Santista fanático, Edison Santi, que trabalhou com Milton Neves na Assistência Policial Civil da Câmara Municipal de São Paulo, é casado com Valderez e tem três filhos: Vanessa, Bruno e Bianca.
Foto: Sarkis
Abaixo, três e-mails enviados por Edison Santi, nos 18, 19 e 20 de julho
Fala Milton Neves...foram mesmo bons tempos...disponha
Em tempo: recentemente eu encontrei uma fotografia do time de futebol de salão do Juventus, do qual eu fazia parte, no seu site....eheheheheh...lá pelos idos de 1.976....Mas eu estava lá, ao lado do golerio titular - Platinha, e do Medina, dois grandes jogadores que depois foram para o Corinthias.Aliás, bons tempos, pois conheci e joguei com os melhores da época SORAGE - CABRALZINHO - DÁRCIO - MOTA RABELO - SACRAMENTO - MAIDA e tantos outros....O Sorage foi o maior jogador de futsal que vi jogar - Sérgio Sorage - era do bairro do Cambuci.
Um grande abraço e disponha sempre.
Saudações santistas - agora nós temos um Pato (argentino)

Foram publicadas no seu site duas fotos do time do Juventus. Agora, eu me esqueci o nome do fotógrafo que era sua referencia para pesquisa.
Nela aparece o Medina, um dos jogadores - craque do futsal - Ele trabalhava no Depto. comercial da Globo. Arranjou o emprego para disputar o campeonato interno da Globo e por lá ficou.
Antes, passei pelo juvenil do Palmeiras, onde conheci a base da Seleção Brasileira daquela época - Luis Antonio (Pipa) - goleiro, Dárcio, Cabralzinho, Zego, Pinga Fogo, Sorage e outros. Era um timaço.
Pelo menos, tenho essas boas lembranças (até ganhava um pró-labore).
De resto, foram vários times de várzea da Z L - APEA do Brás, MAC da Mooca, Madri da Mooca, Cultural do Brás, Bresser, ROM - Futsal - época em que enfrentei os maiores times de várzea como o Parque da Mooca, o Atlas e o Botafogo da Penha.
Aliás, o Investigador Erick, que trabalhou comigo no DEIC, pai do Betão (Dínamo de Kiev), jogava no Atlas Transportes - Foi um grande volante. Não quis ser profissional.
Tentei no profissional, mas não tinha estatura adequada para campo, porém, fiz testes no Corinthias com o Cabeção, e no Palmeiras com o Godê - o Mustafá  me levou treinar por lá.
É isso aí Milton Neves....Desculpe-me pelo prolongamento do caso....Eu me empolguei....eheheheh....
Forte abraço.


O Milton Neves me solicitou uma fotografia da assistência Policial Civil da Camara Municipal de São Paulo, do ano 1.998, e o único exemplar que encontrei foi esse que estou enviando.
Infelizmente, não há registro fotográfico com o Milton Neves, pois ele foi para a assistencia pouco tempo depois de sua criação.
Atenciosamente.
Edison Santi
Delegado de Polícia
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES