publicidade

Edgardo Bauza

Técnico bicampeão da Libertadores

por Rafael Serra

Edgardo Bauza, nascido em Granadero Baigorria, no dia 28 de janeiro, é um ex-jogador e atual treinador de futebol argentino.

No dia 17 de dezembro de 2015, Bauza foi anunciado como técnico do São Paulo. Em agosto de 2016, trocou o Tricolor paulista pela seleção argentina, que buscava um treinador para substituir Gerardo Martino. No entanto, Bauza não convenceu no comando técnico a seleção de seu País, e a AFA decidiu desligá-lo do cargo em 10 de abril de 2017.

Em 11 de maio de 2017 foi anunciado como treinador dos Emirados Árabes Unidos. Quatro meses mais tarde, teve uma passagem-relâmpago pela seleção da Arábia Saudita, que chegou ao fim em 14 de novembro de 2017.

Jogador

Jogou como zagueiro central durante toda a carreira, mas apesar disso, tinha fama de artilheiro. Marcou 108 gols em 499 partidas pelo Campeonato Argentino, sendo assim o quarto maior zagueiro artilheiro da história do futebol e é o segundo maior artilheiro da história do Rosario Central, atrás apenas de Mario Kempes.

Aguerrido, jogou por Atlético Junior-COL, Independiente-ARG, Veracruz-MÉX e Rosario Central, clube onde foi revelado e conquistou dois títulos argentinos, em 1980 e 1987, seus únicos como jogador.

Jogou apenas três partidas pela Seleção Argentina, tendo feito parte do elenco vice-campeão do mundo em 1990, apesar de não ter disputado nenhum jogo naquela competição.

Treinador

Debutou como técnico em 1998, quando assumiu o Rosario Central. Permaneceu no cargo até 2001, quando assumiu o Vélez Sarsfield. Passou também pelo Colón e Sporting Cristal-PER (onde foi campeão nacional, em 2004).

Fez seu primeiro grande trabalho de sucesso na LDU de Quito, no Equador, quando venceu o Campeonato Equatoriano, em 2007, e a Libertadores, em 2008.

Deixou a LDU em 2009, quando saiu para o Al-Nassr, da Arábia Saudita. Voltou ao clube equatoriano em 2010, quando novamente teve boa passagem, sendo campeão nacional e da Recopa Sul-Americana naquele mesmo ano. Saiu do clube em 2013.

Em 2014, Bauza recebeu a forte responsabilidade de assumir o comando do San Lorenzo, que havia acabado de conquistar o Campeonato Argentino sob comando de Juan Antonio Pizzi, que foi contratado pelo Valencia, da Espanha.

À frente do "time do Papa", conquistou a primeira Libertadores da América da história do clube. Apesar de derrotado pelo Real Madrid no Mundial de Clubes disputado no Marrocos, o treinador escreveu para sempre o nome no coração dos Gauchos de Boedo, onde se despediu no final de 2015.

Foi anunciado como treinador do São Paulo no dia 17 de dezembro de 2015.

    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      71
    • 2 Grê
      61
    • 3 Pal
      60
    • 4 San
      59
    • 5 Cru
      56
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES