Edgard de Souza

Primeiro presidente do São Paulo da Floresta
por Túlio Nassif

Edgard Egydio de Souza Aranha, ou apenas Edgard de Souza, nasceu no dia 12 de março de 1876, em Campinas, São Paulo. Foi casado com Irma de Aguiar Souza, com quem teve duas filhas, Sophia Helena e Antonieta. Foi um grande intelectual, engenheiro, professor emérito da Escola Politécnica e doutor "Honoris Causa" da Universidade de São Paulo. Faleceu em 1956, na cidade de São Paulo.

Sua formação não poderia ser melhor. Fez seus estudos preliminares em Campinas, no Colégio Culto à Ciência. Em 1891 se mudou para Bélgica e se matriculou na Universidade de Liège, onde se diplomou em Engenharia de Minas no ano de 1898 e, um ano depois, 1899, em Engenharia de Eletricidade.

Retornou ao Brasil em 1900 e ingressou na "The São Paulo Tramway and Power Co. Ltd.", como engenheiro-eletricista. Por sua dedicação e competência, ascendeu logo aos postos mais elevados na administração da companhia, ocupando em abril de 1910 o cargo recém-criado de Superintendente.

Edgard de Souza foi o primeiro presidente do São Paulo da Floresta, ainda em sua primeira fundação, na década de 30.

Assumiu o cargo no dia 27 de janeiro de 1930 e foi reeleito em 1931. Ficou até 1933 e novamente conseguiu se manter à frente do clube. Ao final do segundo mandato, mais uma vez, foi reeleito e permaneceu na presidência, até 7 de março de 1935.

Luís Oliveira de Barros foi o sucessor, permanecendo no cargo por dois meses, do dia 7 de março de 1935 a 14 de maio de 1935. Após um curto período, o São Paulo da Floresta foi refundado em 1935, mas não deixou de ser um dos clubes mais bem sucedidos.

Recebeu duas grandes homenagens. Duas ruas carregam seu nome, Rua Engenheiro Edgard Egydio de Souza. Uma situada no bairro de Higienópolis, na cidade de São Paulo e a outra em Campinas, no bairro Jardim Santa Eudóxia.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES