Edgar Perea

Ex-locutor esportivo e político
por Marcos Júnior

Edgar José Perea, colombiano nascido no município de Condoto em 2 de junho de 1940, foi um dos mais marcantes locutores esportivos de seu país, tendo começado em 1966 pela Rádio Caracol, primeiramente narrando partidas de futebol, e depois boxe, ciclismo e baseball. Edgar morreu no dia 11 de abril de 2016, em Bogotá-COL, vítima de insuficiência respiratória e renal.

Sempre bastante empolgado, principalmente no momento dos gols da seleção colombiana, repetindo muitas vezes a palavra gol, e confessando seu amor pelo país, "El Cañon", como era conhecido Edgar Perea, também foi apresentador esportivo da NTC Notícias. Eleito senador em 1998 pelo Partido Liberal Colombiano, foi nomeado em 2008 como embaixador colombiano no sul da África, mais especificamente para a Namíbia e Moçambique.
 
Abaixo, ouça a narração mais marcante a carreira de Edgar Perea. Foi no jogo Alemanha 1 x 1 Colômbia, pela Copa do Mundo de 1990. O placar estava em 0 a 0 até os 45 minutos da etapa final, quando Littbarski marcou para os alemães. Com esse resultado, a Colômbia daria adeus ao Mundial. No entanto, dois minutos mais tarde, Freddy Rincón, após assistência de Valderrama, chutou por entre as pernas do goleiro Illgner, empatou o duelo e classificou o seu país para a fase seguinte da Copa da Itália. A gravação a seguir foi feita por Milton Neves, que estava nos estúdios da Rádio Caracol. No dia seguinte, o jornal “Folha de S.Paulo” publicou: “Foi o maior momento da história do rádio!”.
 

 
Foi um dos apresentadores do programa "Telepolémica da Telmex", ao lado de Adolfo Pérez.

Abaixo, veja a vitória da Colômbia sobre a Argentina por 5 a 0, com mais uma apaixonada narração de Edgar Perea. A partida aconteceu no Estádio Municipal de Nuñez, na Argentina, em 05 de setembro de 1993, válida pelas Eliminatórias da Copa dos Estados Unidos de 1994.

 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES