Edenilson Pateta

Ex-atacante do Atlético-PR e Matsubara
Edenilson Vicente Franco, o "Pateta", tem como maior orgulho ter sido o primeiro atacante a fazer dupla com Ronaldo Fenômeno quando este se tornou profissional. O fato ocorreu em 1993, no Cruzeiro de Belo Horizonte. Atualmente mora em Jacarezinho no Paraná, onde nasceu em 14 de julho de 1967. É proprietário da "Patsports", empresa de assessoria esportiva.

Pateta ganhou o apelido durante um treino pelos juniores do Matsubara. Foi obrigado a utilizar uma chuteira número 44, já que não havia no clube uma número 37, ideal para o seu pé. Ao entrar em campo, a comparação com o personagem de Walt Disney foi inevitável. Anos depois, já conhecido nacionalmente, atuou ao lado de Ronaldo. "Aos 16 anos, já era uma fora-de-série”.

Momento mágico de uma carreira que começou nos juniores do Matsubara de Cambará, e teve passagens por União Bandeirante (onde foi profissionalizado e atuou de 1983 a 1989), Caxias (em 1990), Ponte Preta (em 1991), América-RJ (em 1992) e Cruzeiro (em 1993 a 1995).

No time mineiro jogou com Ronaldo, que havia chegado do São Cristóvão-RJ para a Raposa. Desde o início, Ronaldo já demonstrava as qualidades do atacante que ano no seguinte ganharia a sua primeira Copa do Mundo. A dupla, Ronaldo e Pateta, ganhou o Campeonato Mineiro de 93. Edenilson estreou contra o Vasco da Gama, no Mineirão, em partida válida pela semifinal da Copa do Brasil. Marcou dois gols na vitória cruzeirense por 3 a 1. Naquele ano, o clube celeste brilhou nos torneios em que disputou. O jogador, no entanto, jamais foi o mesmo da estreia.

Pateta estava no jogo contra o Bahia, em que Ronaldo roubou a bola das mãos do goleiro uruguaio Rodolfo Rodrigues e marcou um gol.

Em 1995 se transferiu para o Atlético-PR. Após isso, jogou no Criciúma (em 1996), Belenenses-POR (em 1997), União de Leiria-POR (em 1998), Espinho-POR (em 1999) e Shichuan, da China, onde chegou em 2000 e parou em 2001.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES