Durval

Ex-atacante do Juventus


Durval, o Durval Visini, ex-atacante do Juventus nos anos 40, morreu no dia 27 de abril de 2006. Ele, que morava no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo, estava com 85 anos e 11 meses e sofria de osteomielite. Durval, que era casado, deixou dois filhos (Elaine e Elcio) e dois netos (Bruno e Eric).
Nascido no dia 24 de maio de 1920, no bairro do Belém, na zona leste, Durval começou a carreira no próprio Clube Atlético Juventus. Ele encerrou a carreira em 1945, ainda jovem, por causa da doença.
Apesar da carreira relativamente curta, Durval teve bons momentos. Um deles foi ter marcado um gol sobre Oberdan Catani no jogo Palmeiras 2x3 Juventus, no Parque Antártica, no dia 20 de abril de 1941.
"Ainda não era nem Palmeiras, mas sim Palestra Itália. Era um grande time (jogou com Oberdan, Carnera e Junqueira; Carlos, Oliveira e Pancho); Luizinho, Canhoto, Capelozi, Lima e Pipi). O meu pai fez o gol da vitória para o Juventus, aos 42 minutos do segundo tempo", conta Elcio Visini.
E não foi só contra o Palestra Itália que Durval brilhou. "Em outra partida contra o Corinthians, no Parque São Jorge, ele atuou muito bem. Meu pai contou que o zagueiro corintiano Chico Preto tirou uma bola de dentro do gol após chute dele", lembra o filho do ex-atacante juventino.
Depois de pendurar as chuteiras, Durval dedicous-se ao trabalho de desenhista mecânico e mecânico de manutenção. "Fez isso até os 77 anos", conta Elcio.

por Rogério Micheletti

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES