publicidade

Duque

Ex-técnico do Náutico, Flu e Corinthians
David Ferreira, o Duque, ex-zagueiro e vitorioso técnico do Fluminense, em 1973, e do Náutico de Recife, na metade dos anos 60, morreu em 16 de julho de 2017, no Rio de Janeiro.

"Alguns técnicos espalharam que eu tinha morrido para que eu não concorresse com eles no futebol do Oriente Médio, onde fiz muito sucesso", reclamava o também ex-técnico do Corinthians, em 1976.

"Foi quando houve a célebre invasão do Maracanã e eu era o treinador corintiano", lembrava o famoso Duque, vice-campeão brasileiro de 1976.

O Corinthians empatou por 1 a 1 com o Flu no dia 5 de dezembro e a Fiel ocupou 70% do maior estádio do mundo. O Corinthians jogou naquele dia com: Tobias; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Ruço (autor do único gol corintiano), Basílio e Neca; Vaguinho, Geraldão e Romeu. Pintinho fez 1 a 0 para o Flu. E Ruço, após escanteio, fez de meia bicicleta. Nos pênaltis, no alagado Maracanã, Tobias foi o herói e o Corinthians venceu por 4 a 1 (o último pênalti batido por Zé Maria). O Corinthians foi para a final contra o fortíssimo Internacional e perdeu por 2 a 0, gols de Dadá Maravilha e Valdomiro.

David Ferreira, o Duque, também se considerava técnico campeão paulista de 1977, porque foi substituído por Oswaldo Brandão com a competição em andamento. Mas o seu maior orgulho era ter montado o melhor Clube Náutico Capiberibe de todos os tempos, nos meados dos anos 60. O time formado por Lula (jogou no Corinthians); Gena, Mauro e Fraga; Salomão e Ivan (ou Zé Carlos); Nado, Bita (o "Homem do Rifle", já falecido e irmão de Nado, também ex-Vasco e um dos 47 de Feola para a Copa da Inglaterra), Nino e Lála, jamais será esquecido pelo fanático torcedor do centenário time timbu.

Duque também trabalhou no Oriente Médio, onde foi um dos grandes treinadores brasileiros a vencer lá. Ele reclamava muito porque não teve mais chances no Oriente Médio, mesmo depois de ter aberto as portas para vários técnicos brasileiros.

Bita, o camisa 9 preferido de Duque, era chamado de "O Homem do Rifle", em alusão a um seriado de faroeste que passava na TV Tupi na época e pelos gols que fazia.
    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      71
    • 2 Grê
      61
    • 3 Pal
      60
    • 4 San
      56
    • 5 Cru
      55
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES