Dr. Salvador Machado

Ex-jogador e técnico de vôlei de Muzambinho-MG
por Milton Neves

Salvador Machado, farmacêutico tradicional  e ex-jogador e treinador de vôlei de Muzambinho-MG, morreu lá mesmo onde nasceu, aos 82 anos de idade, no dia 28 de dezembro de 2012, vítima de câncer de próstata. Deixou a viúva Maria José Elias Machado, quatro filhos e oito netos.

Bem humorado, sempre brincalhão e apaixonado pelo vôlei, tinha uma quadra no fundo de seu quintal. Lá, revelou Luis Eduardo "Dú" Gonçalves, popular "Michael Jackson", que foi titular da Seleção Brasileira para jogadores até 17 anos. Alto, "Dú", revelado pelo "Sarvador da Farmácia", jogou três anos na Pirelli, mas, por indisciplina - ou criancice (faltava em treinos para ir namorar em Muzambinho) -, "Dú Michael Jackson", filho do "Tonhão Pedreiro", perdeu espaço e não aproveitou o imenso talento que Deus lhe deu. Ele chegou até a ser matéria do "Globo Esporte", com clip que mixou sua imagem com a de Michael Jackson, nos anos 80.
Hoje, pedreiro, "Dú Michael Jackson" - que tinha no cearense Carlão seu reserva -, foi uma das decepções do saudoso Salvador Machado.

Ele entendia que seu pupilo teria colocado Muzambinho no mapa do mundo. E com toda a razão.

Eu mesmo, Milton Neves, após três anos, tentei ajudar, recolocando-o no cenário esportivo, quando o encaminhei à fortíssima equipe da Pirelli, em Santo André, à época treinada por José Carlos Brunoro e estrelada por Montanaro e William, entre outros. Eles fizeram de tudo por "Dú Michael Jackson", mas após seis meses de treinos e exames médicos, constataram que sua musculatura já não tinha a mesma capacidade de outros tempos.

Ele "acabou se perdendo como muito promissor ex-jogador de voleibol", dizem José Carlos Brunoro, William e Montanaro, seus ex-treinador e companheiros de Pirelli, equipe que rivalizava com a Atlântica Boa Vista pela hegemonia do vôlei brasileiro nos anos 80.

Ele também perdeu outra "chance de ouro", quando Carlão foi cortado da Seleção Brasileira. "Dú" foi para Muzambinho...
O "cavalo passou arreado" várias vezes à frente do talentoso "Dú Michael Jackson", mas ele acabou ficando pelo caminho. Uma pena.

Alô, "Salvador da Farmácia", aquele abraço!

Mais sobre Salvador Machado, com informações de Celio Sales Sobrinho, o Célinho:
 
O Sr. Salvador Machado nasceu em 18 de dezembro de 1930 e faleceu em 28 de desembro de 2012.
 
Foi um idelizador do voleibol de Muzambinho, fez sua própria quadra, onde ministrava aulas grátis, e possibilitou a milhares de jovens o aprendizado e revelou muitos adolescentes. Ele via no esporte uma prática sadia.
 
Foi um farmaceutico com o dom de um médico,uma pessoa que veio ao mundo para servir.
 
Fã do Milton Neves, elogiava muito o menino filho da Carmita, sobrinho do Juscelino Bonelli.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES