Dennis Rodman

Um dos maiores atletas defensivos da história
por Marcus Vinicius Dias Magalhães
Conhecido pelo estilo extravagante dentro e fora das quadras, Dennis Keith Rodman, ou simplesmente Dennis Rodman, foi um marcante ala da história da NBA. Rodman conquistou cinco títulos da Liga Americana de Basquete e fez parte do grande time do Chicago Bulls, da década de 90. Nascido no dia 13 de maio de 1961, no município norte-americano de Trenton, em New Jersey, o ex-atleta defensivo consquistou por sete vezes o título de melhor jogador nos rebotes.
Quando ele tinha apenas três anos de idade, seu pai abandonou a família, deixando Dennis e suas duas irmãs mais jovens, sem uma figura paterna ao lado. Apesar disso, teve uma boa criação de sua mãe, que deu todo o apoio ao até então franzino garoto.
Apesar de ter nascido em New Jersey, ele cresceu em Dallas, no Texas. Na escola, adorava jogar basquete e futebol americano.
Devido aos seus 2 metros de altura, um amigo da família o indicou para uma faculdade em Gainesville, onde Rodman jogou por um ano, para depois se mudar para a Universdade Southeastern, no Estado de Oklahoma.
Rodman ingressou na NBA no Draft de 1986, pelo Detroit Pistons. Logo em sua primeira temporada,chegou às finais da conferência Leste, perdendo para o Boston Celtics. Na ocasião, Rodman teve que marcar nada menos que o líder do time, Larry Bird.
Apesar de ter passado em branco nas três primeiras temporadas, Rodman foi bicampeão da NBA pelos Pistons, vencendo os Los Angeles Lakers em 1989-90 e o Portland Trail Blazers em 1990-91. Nos dois campeonatos, ele conquistou o título de melhor Jogador Defensivo da NBA.
No ano de 1994, seguiu para defender as cores do San Antonio Spurs, chegando nas finais da Conferência Oeste, sendo derrotado Houston Rockets.
Mesmo sendo um grande defensor no time de San Antonio, ele foi dispensado dois anos depois, devido ao seu comportamento controverso. Além disso, um breve caso com a cantora Madonna atrapalhou seu desempenho me quadra.
Sendo assim, os Spurs trocaram Rodman por Will Perdue, do Chicago Bulls. A troca foi ótima para Dennis, que, com Michael Jordan de volta á equipe e Rodman se tornando líder de rebotes, os Bulls venceram os três campeonatos seguidos, em 1995/96, com recorde de 72 vitórias na temporada regular, 1996/97, e 1997/98.
Neste super time do Bulls, ele foi considerado um dos maiores reboteadores de todos os tempos, conquistando esse título de 1992 até 1998.
Após sair do Bulls, Rodman jogou 23 jogos pelos Lakers, em 1999, e 12 jogos pelo Dallas Mavericks, em 2000. Depois disso, ficou por três anos longe das quadras, se dedicando à carreira artística, até retornar ao American Basketball League, uma liga alternativa de basquete. Ele venceu o campeonato de 2003/04, pelo Long Beach Jam, equipe que defendeu por três anos.
Retornando para o ano 2000, Rodman entrou para o ramo dos homens sérios, ao se tornar papai. Fruto de sua relação com Michelle Moyer, atual esposa, ele teve que o garoto D.J. (nascido em 2000), e uma filha, Trindade, que nasceu no ano seguinte.
Desde 2008, Dennis Rodman é porta-voz de um site de esportes. Além de escrever no blog do portal, ocasionalmente, responde a perguntas da NBA para OPEN Sports.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES