Deleu

Ex-lateral do São Paulo
Vanderlei dos Santos, o Deleu, ex-lateral direito do São Paulo, nos anos 60, baixinho, troncudo, negro e raçudo mora hoje em Curitiba (PR), onde é Oficial de Justiça junto ao cartório de uma das varas criminais do Fórum Central da capital do Paraná.
Ele foi revelado pelo Internacional de Bebedouro (SP) no estádio Arnoldo Bulle, o primeiro estádio de futebol de uma cidade do interior a receber iluminação artificial.
Sabino, igualmente ex-jogador do São Paulo e já falecido, também foi revelado pelo Internacional de Bebedouro.
Deleu, que também jogou no Guarani de Campinas, foi o lateral-direito titular do São Paulo no dia 15 de agosto de 1963, uma sexta-feira à tarde no Pacaembu, quando o Tricolor do Morumbi goleou o Santos por 4 a 1, com o Peixe abandonando o campo no segundo tempo porque perdia de quatro e atuava só com nove jogadores depois que Armando Marques expulsou Pelé e Coutinho.
Aí, Pepe, Aparecido e Dorval simularam contusões caracterizando o cai-cai. Ou seja, o Santos fugiu de campo. Os quatro gols do São Paulo foram marcados por Faustino, Pagão, Benê e Sabino, todos falecidos. O gol do Santos foi de Pelé. E Deleu teve ao seu lado na defesa do São Paulo: Suly (hoje médico veterinário em Pelotas/RS), Bellini, Jurandir (já falecido), Roberto Dias e Ilzo Neri (hoje, técnico de garotos e residente em Campinas/SP).
ver mais notícias
ver mais Áudio

Pelo São Paulo:

Entre 1961 e 1965, Deleu fez 168 jogos pelo São Paulo. Foram 93 vitórias, 36 empates e 39 derrotas. O lateral não fez nenhum gol pelo São Paulo Futebol Clube.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES