Daiane dos Santos

Ex-ginasta brasileira
por Danielle Nhoque

Daiane Garcia dos Santos, mais conhecida como Daiane dos Santos, é uma ex-ginasta que competia na modalidade artística.
 
Em 31 de agosto de 2012, anunciou oficialmente a sua aposentadoria do esporte, depois de descobrir uma lesão grave no joelho esquerdo.
 
Ela  nasceu no dia 10 de fevereiro de 1983, em Porto Alegre. Filha de Moacir dos Santos e Magda Garcia dos Santos, começou a treinar ginástica aos 11 anos, idade considerada tardia, descoberta pela professora Cleusa de Paula no Centro de Estadual de Treinamento Esportivo (CETE). Mais tarde, foi transferida para o Grêmio Náutico da União.

As medalhas de prata e bronze conquistadas em equipe nos jogos Pan-americanos de Winnipeg, em 1999, foram as primeiras de sua carreira vitoriosa. Dois anos depois, a gaúcha disputaria seu primeiro campeonato mundial, na Bélgica.

Foi no ano de 2004, em solo americano, que Daiane ganhou definitivamente a admiração da torcida brasileira, no Campeonato Mundial de Ginástica de Anaheim. Ao som de "Brasileirinho", a ginasta protagonizou um verdadeiro espetáculo de movimentos e venceu as adversárias Catalina Ponor e Elena Gómez na final da categoria solo, conquistando para o Brasil a primeira medalha de ouro em um mundial. Na ocasião, executou uma acrobacia nunca vista antes, o duplo twist carpado, desenvolvido com a ajuda do treinador Oleg Ostapenko. O salto recebeu nota máxima do júri e, como forma de homenagem, foi nomeado "Dos Santos".

A baixinha liderou o ranking mundial de solo durante anos, acumulando vitórias em Copas e Supercopas do Mundo. Infelizmente, durante a sua carreira, enfrentou muitas lesões. Esteve presente nas Olimpíadas de Antenas em 2004, terminando em quinto lugar, e de Pequim, ficando na sexta colocação.

Sua última participação foi nos jogos olímpicos de Londres, em 2012, quando não conseguiu ir além da fase eliminatória. Logo depois a atleta, que defendia o clube Pinheiros, declarou o fim de sua carreira. Com futuro indefinido, Daiane manifestou sua vontade de continuar no esporte atuando em cargos de gestão e declarou que não tem interesse em se tornar técnica.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES