Culpa da Jabulani?

Chico Santo, bastidores da Copa do Mundo-2010

Paula Vares Valentim
jornalista responsável

Chico Santo, direto de Pretória - A culpa não é da bola. Pelo menos, para os torcedores sul-africanos, ao contrário do que muitos jogadores andam dizendo por aí, a péssima campanha apresentada pelos donos da casa não pode ser atribuída a questionada Jabulani. "Nós a amamos. Não seria certo dizer que a bola é a culpada pelos resultados. É preciso assumir que não somos tão bons quantos os brasileiros ou argentinos. Falar mal da Jabulani seria como se estivéssemos procurando uma resposta em algo que não existe?, opinou o torcedor Keimpy  Zuluain. Prova de amor maior não poderia ser dada além do que se vê no centro de Pretória, na capital da África do Sul. Imponente, colorida e chamativa, a Jabulani é o centro das atenções das pessoas que passam pela Churchi St. "É a nossa marca, tão forte quanto as vuvuzelas. Não dá para falar mal dela?, afirma a comerciante Betta Zucchianli. "Tem sempre alguém tirando uma foto aqui. Eu mesmo já tenho a minha?, acrescenta Mukaelmi Lobelin. O local também é ponto obrigatório de registro para os turistas e, apesar de tantas críticas, sobretudo diante da pior média de gols da história de todas as Copas, a Jabulani vai resistindo com eloquência. "Penso que ao final da Copa ela deveria permanecer aqui. A Jabulani trouxe alegria ao povo. Seria uma maneira de preservar esse espírito de confraternização?, disse o estudante Karl Pitterberg.
Comandados pelo tetracampeão mundial, Carlos Alberto Parreira, os torcedores da Seleção Nacional da África do Sul teriam, entretanto, mais motivos para reclamar do que propriamente apreciar a Jabulani. Foram, até agora, duas partidas. Um empate em 1 a 1 na abertura do mundial contra o México e a derrota sofrida por 3 a 0 para o sempre imprevisível Uruguai. "Não tem problema. Vai ser com a Jabulani que vamos conseguir a nossa classificação. É preciso fazer muitos gols contra a França e tenho certeza que a Jabulani vai jogar a nosso favor?, brinca Chippo Utzanaba. 
         
Às vésperas do confronto que pode selar a participação da África do Sul na Copa do Mundo de 2010, a população sul-africana parece não se importar muito com o futuro dos Bafanas no mundial. Confiante em uma vitória, os sul-africanos lotaram o Burger Parque para acompanhar a partida entre Gana e Austrália. Um telão, com sonorização, foi montado pelo gramado. Com a bola nos pés, as crianças deram o ritmo à tarde no chamado rachão. "Adoro a Copa do Mundo. Amo tudo isso. A Copa trouxe alegria para a gente. Devemos isso, também, a Jabulani?, finalizou o jovem atleta de ruas, Kirken Huajada.

 

Home - Bastidores da Copa do Mundo 2010
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES