Cuiabano

Ex-goleiro da Agrotécnica de Muzambinho-MG
Cuiabano, o ex-goleiro Nélis Donald Max, nascido em Cuiabá-MT no dia 28 de abril de 1938, morreu em 22 de junho de 2023, aos 85 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. 
 
Cuiabano foi por muitos anos engenheiro agrônomo em Uberaba-MG.
 
Formado também pela famosa Escola Agrotécnica de Muzambinho-MG, inaugurada pelo presidente Getúlio Vargas e pelo então governador Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 1954, Cuiabano é nome "célebre" e "lenda" de boca-a-boca envolvendo o futebol do Sul de Minas nos românticos anos 50 e 60.

Fazia pontes monumentais e eu, Milton Neves, garoto, ouvia que só "dois goleiros do mundo" sabiam fazer a "ponte perfeita": ele, Cuiabano, da Escola Agrotécnica, e Pompéia, do América do Rio, o "Trapezista", também daquela região sul mineira, ou seja, de Itajubá.

Cuiabano, um ídolo de toda minha geração de torcedores e de meninos já apaixonados por futebol, lá em Minas, tive o prazer de conhecer "de perto" no dia 21 de fevereiro de 2009, lá em minha terra.

As fotos são do amigo Geraldo Falcucci e também aparecem Bodinho, outro ex-craque, e Toninho Falcucci, igualmente ex-zagueiro do Bandeirantes de Muzambinho, hoje aposentado e vivendo em Alfenas-MG.

Confesso que fiquei emocionado ao finalmente conhecer o ídolo Cuiabano que só via atrás do velho alambrado do "estádio" Professor Antonio Milhão. Ele no seu gol, e nós, a garotada, extasiada, acompanhando os movimentos do "maior goleiro da Terra!

E ele já morou em São Paulo quando foi proprietário do restaurante "Toca da Vila", na Vila Nova Conceição, e da Imobiliária Max Gonçalves que funcionava em salas do famoso Conjunto Nacional da Avenida Paulista.
 
Grande Cuiabano! Quanta saudade! 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES