Copa das Confederações de 2013

"O campeão voltou!"
por Túlio Nassif

A Copa das Confederações de 2013 foi realizada no Brasil entre os dias 15 a 30 de junho e, como sempre, serviu de teste para realização da Copa do Mundo do ano seguinte, em 2014. No dia 20 de outubro de 2011, foram anunciadas como sedes as cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. O estado de São Paulo não sediou nenhuma partida, uma vez que, não havia um estádio pronto ou capacitado para a realização da competição, o que frustrou os torcedores paulistanos.
Este foi um torneio e tanto. Das seleções participantes quatro eram campeãs mundiais: Brasil, Espanha, Itália e Uruguai.
E as participantes foram: Brasil (país-sede da Copa do Mundo de 2014), Espanha (campeã da Copa do Mundo de 2010 e Eurocopa de 2012), Japão (campeão da Copa da Ásia de 2011), México (campeão da Copa Ouro da CONCACAF de 2011), Uruguai (campeão da Copa América de 2011), Taiti (campeão da Copa das Nações da OFC de 2012), Itália (vice-campeã da Eurocopa de 2012. Pois, a campeã, Espanha, já obtivera a vaga por ser campeã do mundo) e a Nigéria (campeã do Campeonato Africano das Nações de 2013).
O Brasil iniciou a competição com muita desconfiança por grande parte dos brasileiros, já que, após Mano Menezes ser demitido do cargo de treinador e a chegada de Luiz Felipe Scolari, a Seleção não emplacava, antes do início, sempre sendo derrotada, empatado ou vencendo outros países sem expressão no futebol.
Mesmo assim, Felipão convocou sua equipe e, no último amistoso contra a Fraça, o Brasil desencantou, venceu por 3 a 0. Era o que faltava para o "gigante acordar".
Já na Copa das Confederações, o Brasil derrotou a poderosa Espanha na final por 3 a 0 e conquistou seu quarto título, sendo o terceiro consecutivo. Na disputa pelo terceiro lugar, a Itália bateu o Uruguai por 3 a 2 na disputa por pênaltis, após um brilhante jogo que terminou empatado por 2 a 2 no tempo normal.
O time campeão contava com os seguintes jogadores: Jefferson, Júlio César, Diego Cavalieri, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Dante, Filipe Luis, Jean, Rever, Fernando, Hernanes, Oscar, Luiz Gustavo, Paulinho, Jádson, Lucas, Fred, Neymar, Hulk, Bernard, Jô.
Neymar vencedor do prêmio Bola de Ouro, Paulinho foi o vencedor do prêmio Bola de Bronze e Júlio César recebeu o prêmio Luva de Ouro.
Fred pelo Brasil e Fernando Torres pela Espanha, dividiram a artilharia.
Contudo, um acontecimento triste para o país, mas que o mobilizou todo ele, sendo notícia no mundo inteiro, foram os constantes protestos e grandes manifestações provocada pelo aumento dos preços dos bilhetes nos transportes públicos, e posteriormente o crescente descontentamento com o poder público na gestão financeira do país pelo governo, especialmente devido à alta inflação e corrupção.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES