Copa das Confederações de 2009

Brasil brilha em terras africanas
por Túlio Nassif
A Copa das Confederações de 2009 foi a oitava edição deste torneio. Mantendo a ideia de servir como teste para a próxima Copa do Mundo, no caso a de 2010, foi disputada na África do Sul, durante os dias14 e 28 de junho. Como na última versão, oito seleções estavam no páreo, sendo a do país-sede uma das convidadas e a da atual campeã do mundo, Itália, outra convidada. As outras equipes classificaram-se através das competições continentais de cada confederação. Quatro cidades foram selecionadas como sede da Copa das Confederações de 2009, Joanesburgo, Pretória, Bloemfontein e Rustenburg.
E o Brasil deu um "show de bola?, sagrou-se o campeão, conquistando o seu terceiro título da competição, ao vencer a final contra os Estados Unidos por 3 a 2, de virada quando chegou estar perdendo de 2 a 0.
Os países que disputam este torneio foram: África do Sul (país-sede da Copa do Mundo de 2010), Itália (campeã da Copa do Mundo de 2006), Estados Unidos (campeão da Copa Ouro da CONCACAF 2007), Brasil (campeão da Copa América de 2007), Iraque (campeão da Copa da Ásia de 2007), Egito (campeão da Copa das Nações Africanas de 2008), Espanha (campeã da Eurocopa 2008) e Nova Zelândia (campeã da Copa das Nações da OFC de 2008).
Com relação a edição passada, esta fora mais emocionante; porém, a média de gols caiu. Talvez pelo fato de a anterior ter tido um grande número de pênaltis assinalados. Em 2009, foram 44 gols, uma média 2,8 por partida.
Luis Fabiano foi o vencedor do prêmio Chuteira de Ouro, Kaká levou o prêmio Bola de Ouro e o goleiro americano Tim Howard, foi vencedor do prêmio Luva de Ouro.
A Seleção Brasileira campeã contava com os seguintes jogadores: Julio Cesar, Victor, Gomes, Maicon, Lúcio, Juan, Kleber, Daniel Alves, Luisão, Miranda, André Santos, Felipe Melo, Elano, Gilberto Silva, Kaká, Josué, Ramires, Julio Baptista, Kleberson, Luis Fabiano, Robinho, Alexandre Pato, Nilmar e o técnico Dunga.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES