Copa das Confederações de 2005

O segundo título canarinho
por Túlio Nassif
A Copa das Confederações de 2005 foi a sétima edição do torneio, tendo como campeão, o Brasil, que conquistara seu segundo título. Foi realizada em solo alemão, durante15 a 29 de junho. As cinco cidades-sede foram Frankfurt, Colônia, Hannover, Leipzig e Nuremberg.
O Brasil venceu a Copa das Confederações após uma final fantástica contra o seu eterno rival da América do Sul, a Argentina. A Seleção apresentou suas credenciais para a defesa do título mundial na Alemanha, em 2006 com uma vitória contundente de 4 a 1.
Foram 56 gols durante o torneio, uma média de 3,5 por jogo. E Adriano, na época, com apenas 23 anos, foi o artilheiro com cinco gols, além de receber a Bola de Ouro como melhor jogador.
Os países participantes foram: Alemanha (país sede da Copa do Mundo FIFA de 2006), Argentina (vice-campeã da Copa América de 2004), Austrália (campeã da Copa das Nações da OFC de 2004), Brasil (campeão da Copa do Mundo de 2002 e Copa América de 2004), Grécia (campeão da Eurocopa 2004), Japão (campeão da Copa da Ásia de 2004), México (campeã da Copa Ouro da CONCACAF 2003) e Tunísia (campeã da Campeonato Africano das Nações de 2004).
Todos os países que competiam, ou já estavam classificados para a Copa do Mundo de 2006, ou estavam praticamente classificados e, iam bem, deixando esta edição da Copa das Confederações disputada.
Entretanto, a Grécia enfrentou uma situação mais complicada. O triunfo na Euro 2004 era apenas uma lembrança. Os gregos decepcionaram em todos os sentidos, somaram apenas um único ponto sem marcar nenhum gol.
A Seleção Brasileira campeã, contava com os seguintes jogadores: Dida, Lucio, Roque Júnior, Emerson, Gilberto, Robinho, Kaká, Adriano, Ronaldinho Gaúcho, Zé Roberto, Cicinho, Maicon, Marcos, Juan, Luisão, Léo, Gilberto Silva, Juninho Pernambucano, Renato, Julio Baptista, Ricardo Oliveira, Edu Gaspar, Gomes e o técnico Carlos Alberto Parreira.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES