Copa das Confederações de 1999

A festa foi dos anfitriões
por Túlio Nassif
A Copa das Confederações de 1999 foi o primeiro torneio fora da Arábia Saudita. O campeão foi o México, que derrotou o Brasil na final. Iniciou no dia 25 julho e teve seu encerramento no dia 4 de agosto. As cidades-sedes foram: Cidade do México e Guadalajara, no México.
Os países que disputaram a Copa das Confederações desse ano foram: México (país-sede e campeão da Copa Ouro da CONCACAF 1998); Alemanha (campeã da Eurocopa 1996); Arábia Saudita (campeã da Copa da Ásia de 1996); Bolívia (vice-campeã da Copa América de 1997); Brasil (campeão da Copa América de 1997 e vice da Copa do Mundo de 1998); Egito (campeão da Copa das Nações Africanas de 1998); Estados Unidos (vice-campeão da Copa Ouro da CONCACAF 1998) e Nova Zelândia (vice-campeã da Copa das Nações da OFC de 1998).
A competição foi dominada pelos representantes da CONCACAF, com a classificação de Estados Unidos e México para as semifinais, esta, vencida nos minutos finais pelos anfitriões em um jogo dramático. Já o Brasil, que não levou para o torneio muitos dos seus principais jogadores, fez uma belíssima campanha chegando à final invicto e com louvor, mas deixou escapar o bicampeonato por muito pouco, para os mexicanos, pelo placar de 4 a 3.
Ronaldinho Gaúcho (do Brasil), Blanco (do México) e Marzouk Al Otaibi (da Arábia Saudita), dividiram a artilharia do campeonato com seis gols cada.
Representando a Seleção Mexicana campeã, Jorge Campos, Claudio Suarez, Rafael Marquez, German Villa, Ramon, Ramirez, Jose Manuel Abundis, Cuauhtemoc Blanco, Pavel Pardo, Francisco Palencia, Salvador Carmona, Miguel Zepeda, Joel Sanchez, Gerardo Torrado, Alberto Garcia Aspe, Daniel Osorno, Oscar Perez, Isaac Terrazas, Luis Hernandez, Jesus Arellano, Rafael Garcia e o técnico era Manuel Lapuente.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES