Copa das Confederações de 1997

A vez da Seleção Brasileira
por Túlio Nassif
A edição da Copa das Confederações de 1997 foi a primeira edição oficial da Copa das Confederações da Fifa, evoluído da Copa Rei Fahd, que foi disputada nas duas primeiras ocasiões, em 1992 e 1995. E esta edição foi sediada pela Arábia Saudita, que teve início no dia 12 a 21 em dezembro de 1997. Foi o primeiro título do Brasil nesta competição. Todos os jogos foram realizados no Estádio Rei Fahd, em Riad.
O que os adversários poderiam fazer para parar uma Seleção Brasileira que contava com Dida, Cafú, Roberto Carlos, Dunga, Denilson (eleito melhor jogador do torneio), Ronaldo e Romário? Não muito.
Mas a grande surpresa desta edição foi mesmo o selecionado uruguaio, que esteve ausente dos torneios internacionais durante bastante tempo. A tradicional Celeste Olímpica chegou à Arábia Saudita com uma formação jovem, composta em grande parte por atletas que estavam estreando na seleção principal. Ninguém acreditava que os uruguaios pudessem chegar à fase decisiva da competição. No entanto, foi um erro subestimar jogadores como Nicolás Olivera, Marcelo Zalayeta e Walter Coelho, vice-campeões da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA um ano antes na Malásia.
O Uruguai fez uma belíssima campanha na primeira fase, mas foi derrotado pela Austrália no "Gol de Ouro?, ficando assim, fora da final. E a derrota para os tchecos na disputa pelo terceiro lugar marcou o tom melancólico do final da campanha. Mesmo assim, o Uruguai estava de volta entre os grandes do futebol mundial e, por enquanto, isso já era motivo de sobra para comemorar.
Os paises participantes foram: África do Sul (Campeã da Copa das Nações Africanas de 1996), Arábia Saudita (País-sede e campeão da Copa da Ásia de 1996), Austrália (Campeã da Copa das Nações da OFC 1996), Brasil (Campeão da Copa do Mundo de 1994), Emirados Árabes Unidos (Vice-campeão da Copa da Ásia de 1996), México (Campeão da Copa Ouro da CONCACAF 1996), República Tcheca (Vice-campeã da Eurocopa 1996 ? classificada devido à desistência da campeã Alemanha) e o Uruguai (Campeão da Copa América 1995).
Romário foi o artilheiro, com sete gols dos 14 marcados pela Seleção Brasileira.
O Brasil campeão contava com os seguintes jogadores: Dida, Cafú, Aldair, Júnior Baiano, Dunga, Roberto Carlos, Ronaldo, Romário, César Sampaio, Denílson, Juninho Paulista, Bebeto, Flávio Conceição, Leonardo, Rogerio Ceni, Zé Maria, Gonçalves, Zé Roberto, Doriva, Rivaldo, Rodrigo e Russo. Zagallo era o técnico.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES