Copa das Confederações de 1992

A primeira edição, "Copa Rei Fahd"
por Túlio Nassif
A Copa das Confederações de 1992 foi o primeiro torneio organizado desta maneira. Criado pela Fifa entre seleções nacionais era realizado a cada quatro anos, mas, a partir de 2005, a cada dois anos. Os participantes são os seis campeões continentais mais o país-sede e o campeão mundial, totalizando oito países com suas respectivas seleções.
Realizada na Arábia Saudita, a primeira edição foi disputada entre os dias 15 a 19 de outubro de 1992, sendo chamada de "Copa Rei Fahd?. Esta competição foi a única a não apresentar uma fase com grupos e ter apenas quatro seleções participantes.
A disputa teve um formato bastante simples, com a realização de um sorteio para a definição dos dois confrontos semifinais: de um lado, Argentina e Costa do Marfim; do outro, Estados Unidos e Arábia Saudita.
E esses países que participaram desta edição, conquistaram a vaga pelos seguintes méritos: Arábia Saudita (país-sede e campeão da Copa da Ásia de 1988), Argentina (campeã da Copa América 1991), Costa do Marfim (campeão Copa das Nações Africanas de 1992) e os Estados Unidos (campeões da Copa Ouro da CONCACAF 1991).
Com uma vitória de 3 a 1 sobre a Arábia Saudita na final, a Argentina sagrou-se campeã. Gabriel Batistuta, da Seleção Argentina e Bruce Murray, da Seleção dos Estados Unidos, foram os artilheiros, com dois gols cada.
Curiosidade:
A Argentina usou a primeira edição da Copa das Confederações, para se preparar para a Copa América do Equador, em 1993 e para a Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994. O técnico Alfio Basile tinha vários jogadores talentosos à sua disposição: Sergio Goycochea, Oscar Ruggeri, Fernando Redondo, Leonardo Rodríguez, Diego Simeone, Claudio Caniggia e Gabriel Batistuta estavam no plantel que foi à Arábia Saudita.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES