Coleti

Ex-zagueiro do Santo André, Vila Nova e Olhanense de Portugal

"Coleti, zagueiro que atuou por diversas equipes do Brasil e de Portugal nas décadas de 60 e 70, faleceu no dia 10 de junho de 2002, em Santo André, vítima de Alzheimer.
Nascido no dia 27 de agosto de 1947, em Piracicaba-SP, Claudinez Coleti se mudou com a família para Santo André-SP, quando tinha um ano de vida. Aos 14, Coleti já jogava nas principais equipes amadoras da região do Grande ABC.
Zagueiro central de grande vigor físico e técnica apurada, logo foi descoberto pelo ex-diretor do Santos, Nestor Pacheco, que o levou para treinar no juvenil do poderoso time da Vila Belmiro dos anos 60.
Dois anos depois, Coleti voltou para o Grande ABC para atuar no então Santo André Futebol Clube, que deu origem ao atual Ramalhão, campeão da Copa do Brasil em 2004. Depois passou por São Caetano, Francana e Vila Nova de Goiás.
O bom cabeceio e o chute forte nas cobranças de falta eram as principais armas de Coleti, características que despertaram o interesse do Olhanense de Portugal, em 1972. E foi no clube da cidade de Olhão onde ele viveu a melhor fase de sua carreira. A equipe disputava a segunda divisão do campeonato português e logo em seu primeiro ano no país, Coleti foi o principal destaque do acesso, ao marcar o gol do título contra a Acadêmica de Coimbra, em 1973.
Após quatros anos de sucesso em Portugal, o zagueiro voltou ao Brasil para encerrar sua carreira profissional. Passou a trabalhar na Volkswagen e atuar em campeonatos amadores pelo time da empresa. Também jogou por muitos anos no Clube Atlético Aramaçan, em Santo André, onde era conhecido por Cabeção."

Quem nos mandou o texto foi o jornalista Fernando Coleti, sobrinho do ex-zagueiro, e seu pai, José Coleti, irmão do inesquecível Cabeção. Obrigado família Coleti!
por Gustavo Grohmann

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES