Cleto

Ex-lateral de América-SP e Taubaté
por Diogo Miloni

Cleto José Gomes Neto, ou apenas Cleto, foi um lateral-esquerdo que fez muito sucesso no América de Rio Preto e no Taubaté Futebol Clube. Em 2010, o ex-jogador atuava como funcionário público municipal, em São José do Rio Preto.

Natural de Nhandeara, cidade do interior paulista, Cleto nasceu no dia 21 de outubro de 1953, e fez história ao defender apenas três clubes em toda sua carreira.

O lateral-direito começou sua carreira no Nhandeara Esporte Clube, ainda como amador, onde foi observado por Wilson Francisco Alves, que na época dirigia o América de Rio Preto, e chamado para compor o elenco do Mecão.

Em 1975, firmou-se na posição graças a lesão do titular Geraldo Gavião, e ajudou o time a chegar na quarta colocação do estadual daquele ano. Pelo América, Cleto atuou até 1977, e deixou saudades na torcida americana.

No início de 1978, o ala foi emprestado para o Taubaté, onde também conquistou a torcida com grandes atuações pela esquerda. Um ano depois de sua chegada, Cleto conquistou a Divisão Intermediária, contra o arqui-rival São José, com uma vitória por 2 a 1 no Parque Antártica, em São Paulo.

O ex-jogador permaneceu por cinco temporadas no "Burro da Central?, até que em 1984, o clube caiu para a segunda divisão e Cleto foi transferido para o Tanabi, onde encontrou com jogadores como: Ricardo Gato, Celinho e Lacerda.

Em 1986, o lateral-esquerdo decidiu não se reapresentar para o Taubaté e pendurar as chuteiras precocemente, aos 32 anos. Apesar da carreira de jogador, Cleto não deixou de estudar, concluindo o curso de Economia, na Unitau, em Taubaté.

Cinco anos mais tarde, foi aprovado no concurso público da prefeitura de São José do Rio Preto, onde montou sua família. Casou-se com Neide, e teve dois filhos, Alex e Anahy.


Fonte: Coluna "Flash Bola", de Edwellington Villa, no jornal Diário da Região


ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES