Claudio Ranieri

Treinador italiano
por Diogo Miloni

Respeitado dentro e fora da Itália, Claudio Ranieri é um dos mais conhecidos treinadores de seu país. Em 2015, foi contratado pelo Leicester City, da Inglaterra, e lá realizou o maior feito de sua carreira: foi campeão da Premier League 2015/16 com a modesta equipe inglesa. Este título fez com que Ranieri fosse considerado o melhor técnico de 2016 pela Fifa. No entanto, na temporada seguinte, o Leicester não conseguiu manter o bom desempenho, e Ranieri foi demitido do clube em fevereiro de 2017.
 
Em 8 de março de 2019, Claudio Ranieri foi contratado pela Roma. 
 
Natural de Roma, Ranieri nasceu em 20 de outubro de 1951.  Zagueiro de boa técnica e muita raça, começou sua carreira no clube de mesmo nome de sua cidade natal, mas pouco tempo pôde defender o clube romanista.

Mudou-se para o modesto Catanzaro em 1974 e por lá se firmou ídolo. Deixou o clube oito anos mais tarde, quando foi negociado com o Catania e, posteriormente, ao Palermo, onde encerraria sua trajetória profissional em 1986.

Até 1993, poucos trabalhos davam credibilidade à Claudio Ranieri. Ao assumir a Fiorentina, conseguiu destaque em âmbito nacional conquistando a Copa da Itália e uma Supercopa Italiana.

Em 1997, foi convidado pelo Valencia para sua primeira experiência fora da Bota. O sucesso na Espanha despertou o interesse do Atlético de Madrid, onde passou entre 1999  e 2000, e do Chelsea, que defenderia até 2004.

Claudio Ranieri ainda treinou Parma, Juventus, Roma e Inter de Milão, até chegar aos franceses do Mônaco, em 2013. Porém, o treinador ficou pouco tempo no comando do time francês. Após uma temporada, ele não teve o contrato renovado com o Mônaco. Assim, no dia 25 de juhlo de 2014, Ranieri assinou por dois anos com a seleção da Grécia.

Foto: UOL
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES