Chorão

Skatista e músico
por Danielle Nhoque
A música de Chorão surgiu do skate, esporte que praticou desde a adolescência e pelo qual era apaixonado. No dia 6 de março de 2013, o vocalista da banda Charlie Brown Jr. foi encontrado morto no seu apartamento, em São Paulo, vítima de overdose de cocaína. 
Alexandre Magno Abrão nasceu na capital paulista em 9 de abril de 1970. Quando criança ajudava a mãe, Nilda Abrão, entregando refeições que ela cozinhava. Trabalhou também vendendo cartões de natal e como auxiliar de câmera, nas funções de caboman e iluminador. Abandonou os estudos na sétima série e, aos 11 anos, teve que lidar com a separação dos pais.
Seis anos mais tarde, decidiu se mudar para a cidade de Santos (SP) e começou a "surfar no asfalto?, quando ganhou dos amigos o apelido de "Chorão?. Disputou diversos campeonatos e chegou a conquistar o vice-campeonato paulista.
O talento musical de Alexandre foi descoberto lá mesmo, no litoral. Durante uma apresentação num bar, substituiu o vocalista da banda e agradou a platéia, recebendo um convite para compor outro grupo. Assim conheceu Champignon e mais tarde Renato Pelado, Marcão e Thiago Castanho.
No ano de 1992 fundou a sua banda. Após esbarrar numa barraca de água de coco com o desenho do Charlie Brown - personagem do desenho animado Snoopy - resolveu usar o nome, acompanhado de "Jr.?. Os primeiros áudios produzidos foram apresentados ao produtor Rick Bonadio, da Virgin Records, que lançou o primeiro álbum do grupo em 1997. Em meados 2001 o músico perdeu seu pai e, abalado, ficou cerca de seis meses afastado dos palcos.
A carreira do cantor foi marcada por algumas polêmicas. Na mais comentada delas, em 2004, se sentiu ofendido por Marcelo Camelo, que o criticou por ter atuado como garoto-propaganda da marca de refrigerantes Coca-Cola. Irritado, deu um soco e quebrou o nariz do vocalista da banda Los Hermanos.
Chorão jamais abandonou o skate, tido também como fonte de inspiração para suas composições. Costumava frequentar a Praça Palmares, onde executava suas manobras junto a outros skatistas. Inaugurou uma das melhores pistas do Brasil e mais atualizadas do mundo, nomeada Chorão Skate Park, em 6 de novembro de 2006.
Amante do cinema, anotou por muito tempo em guardanapos e pedaços de papéis ideias que, juntas, resultaram no roteiro do seu longa-metragem. O Magnata foi lançado em 2007 e teve como protagonista o ator Paulinho Vilhena, no papel de um astro do rock. Muitos interpretaram o filme como uma auto-biografia, mas Chorão garantiu ser uma obra de ficção.
Em 2010 prestigiou o jogador Robinho que, após cinco anos na Europa, voltava à Vila Belmiro. Torcedor fanático do Peixe, não cobrou para subir ao palco e comandou a festa do craque santista.
Durante 15 anos a banda Charlie Brown Jr. sofreu mudanças na formação, mas nunca perdeu espaço no cenário da música nacional. Ao todo foram lançados nove álbuns de estúdio, dois ao vivo, duas coletâneas e cinco DVDs, com mais de 5 milhões de cópias vendidas.
No último registro em seu perfil na rede social Twitter, por onde costumava compartilhar sentimentos com os fãs, Chorão citou uma frase do cantor de rap Criolo: "Não precisa morrer pra ver Deus, não precisa sofrer pra saber o que é melhor pra você?.

Vídeo: Chorão fala sobre skate em 1986

    ver mais notícias
    comments powered by Disqus

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2016

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 San
      71
    • 3 Fla
      71
    • 4 Atl
      62
    • 5 Bot
      59
    • Veja tabela completa

    Últimos craques