Chico Santo

Repórter Internacional

Paula Vares Valentim
jornalista responsável
Chico Santo é jornalista diplomado, especializado com Ari Peixoto em reportagem pela TV Globo / Unicarioca e cronista esportivo formado em curso livre ministrado por Flávio Prado.
Profissionalmente, esteve em mais de 40 países e foi enviado, entre outras tragédias, para os terremotos da Itália, Haiti e Chile. Em janeiro de 2012 teve o trabalho reconhecido pela BBC de Londres, empresa que foi convidado a visitar, com diárias pagas, para discutir um contrato de 55 mil libras.

Em treze de julho de 2012, às vésperas do embarque para os Jogos Olímpicos de Londres, assinou o primeiro contrato com a TV Globo-SP. Desde, então, tem atuado na principal redação de telejornalismo do país como parte integrante das editorias do Bom Dia São Paulo, Globo Notícia e SPTV Primeira e Segunda Edição.
Como correspondente internacional, participou das coberturas da Gripe Suína do México, Tsunami de Talcahuano, Guerrilha Colombiana, 35 anos do Golpe Militar do Chile, Caos da Bolívia, Incêndio de Atenas e Tragédia da Cordilheira dos Andes, entre outros trabalhos de alta octanagem, como foi descrito na revista italiana Riders.
No Brasil, esteve presente na Tragédia de Santa Catarina, sendo o primeiro repórter a chegar à cidade de Blumenau e o único a participar do vôo de reconhecimento das áreas afetadas ao lado do então Governador Luis Henrique da Silvera.
Cobriu, ainda, a Tragédia de Angra dos Reis e o Festival de Verão de Salvador, onde registrou os especiais com Caetano Veloso, Maria Bethania e Ivete Sangalo.
Amante do futebol, sobretudo dos bastidores, está ao lado da Seleção Brasileira desde 2002, quando foi credenciado como estagiário da TV Globo-RJ na polêmica partida que marcou a volta de Ronaldo Nazário aos gramados após a séria lesão sofrida no joelho do principal goleador da história das Copas.
Em 2009, foi enviado, também, para a Copa das Confederações da África do Sul pelo Portal Terceiro Tempo. Um último passo antes de regressar ao continente africano com uma antecedência de 20 dias ao embarque da Seleção Brasileira de Futebol durante a Copa do Mundo de 2010 onde viveu durante os meses de maio, junho e julho.
Além do Terceiro Tempo, que o projetou para o cenário internacional em 2003 durante a Taça Libertadores da América daquele ano, assinou reportagens no exterior para alguns dos principais veículos de comunicação de internet, rádio e televisão do pais, com destaque para as matérias veiculadas como repórter pela Globo Internacional, Globo News, TV Anhanguera (Globo-GO/TO), RBS TV (Globo-RS/SC), Portal Terra, Jornal do Brasil, Jornal O Dia e Rádio Jovem Pan, com o antigo Plantão de Domingo com Milton Neves.
Pelo núcleo Globo de Televisão, aos 32 anos, rodou o Brasil por 4 anos cobrindo o Campeonato Brasileiro de Jet Ski e o Troféu Brasil de Triahtlon em matérias veiculadas pela SporTV. Foi, ainda, repórter das afiliadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Tocantins, tendo assinado seu trabalho, além da Globo-RJ, em todos os telejornais da Globo News e também Globo Internacional...
CLIQUE EM UM DOS LINKS ABAIXO E EMBARQUE DE CARONA PELO MUNDO NA BIOGRAFIA ELETRÔNICA DE CHICO SANTTO.

chico_670.jpg

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES