Chico

Ex-massagista do Vasco que entregou a Pelé uma camisa do Vasco com o número 1000 na noite do milésimo gol do Rei

Francisco da Silva, o massagista Chico, trabalhou durante muitos anos no Vasco da Gama e depois no mundo árabe. Ganhou notoriedade por ter oferecido a Pelé, na noite em que o ?Rei? marcou seu milésimo gol, a camisa número 1000 do Vasco, com a qual o maior jogador do mundo deu a volta olímpica no Maracanã tomado por mais de 70 mil pessoas. Em retribuição, Pelé deu a Chico outra camisa 10 autografada e uma das três bolas utilizadas no clássico daquela noite memorável. Atualmente aposentado, Chico reside no Rio de Janeiro.
O massagista nos enviou uma carta contando detalhes de sua carreira. Cita que conheceu e trabalhou com diversos jogadores e treinadores, entre os quais faz questão de destacar Paulinho de Almeida, Jayme Valente, Carlos Alberto Parreira, Evaristo de Macedo, Oswaldo de Oliveira, Procópio e Celso Roth. No entanto, é a lembrança do dia em que Pelé entrou para a história ao marcar o milésimo gol que mais o emociona. "Eu era massagista do Vasco e naquela noite guardei na cintura a camisa 1000 do Vasco para homenagear o Rei assim que o gol 1000 saísse. Felizmente, tive a honra de entregá-la ao maior atleta do mundo?.
Em outra parte da carta, Chico encontra espaço para falar de sua profissão. Nitidamente desgostoso, escreve o seguinte: "Nós, massagistas, não somos reconhecidos, mas somos importantes na vida de alguns jogadores. Perdemos muitas noites de sono e somos dedicados ao extremo. Sempre damos o melhor da gente e não ganhamos bem mas, acima de tudo, somos seres humanos como quaisquer outros?.
Por Marcelo Rozenberg

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES