Chicão

Ex-meia do Santo André
Abaixo, um texto escrito pelo próprio Chicão, com o histórico de sua carreira. Ele nos foi enviado pelo colaborador Paulo Roberto Volpim, o Paulão
Francisco Lasso de La Veja Filho, o Chiquinho do Fut-Sal ou o Chicão do Futebol de Campo, nasceu no Bairro do Bras, na cidade de São Paulo em 29/07/1947. Mudou-se para Santo André em 1955 e aos 12 anos começou a ficar conhecido jogando FUT-SAL na Categoria Mirim do 1º de Maio FC. Chiquinho passou por todas as categorias do FUT-SAL do 1º de Maio FC até chegar na categoria principal.
Existem manchetes de jornais da época que destacam os gols espetaculares de Chiquinho, em partidas do Campeonato Paulista de FUT-SAL e também nos Campeonatos Estaduais; como a manchete em letras garrafais que dizia:- "ATÉ O ARBITRO APLAUDE O GOL DE CHIQUINHO?. Segundo o semanário New Seller, hoje " Diário do Grande ABC?, exemplar de maio de 1967, "este gol foi tão espetacular que o arbitro e os adversários cumprimentaram Chiquinho?.  
O público aplaudiu demoradamente este gol marcado contra a então poderosa equipe do BANESPA, numa consagração que só os grandes craques recebem. Chiquinho, por sua vez, disputou Campeonatos Estaduais e Campeonatos Paulista de FUT-SAL de maneira brilhante, chegando assim a ser convocado para jogar na Seleção Paulista de FUT-SAL, nas disputas dos Campeonatos Brasileiros de Seleções Estaduais. Na época não existia Seleção Brasileira, pois poucos países praticavam o FUT-SAL.
Sua maior consagração foi no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais em 1967, na cidade de Fortaleza-CE, sendo considerado o maior destaque do Campeonato Brasileiro e um dos melhores jogadores do País, recebendo assim o Troféu Jangada, conforme reportagens dos Jornais A Gazeta Esportiva e o Jornal Diário Popular de 07/06/1967. A partir daí passou a ser conhecido como o "Chiquinho do 1º de Maio?.
No Futebol de Campo amador, destacou-se jogando de médio volante na imbatível equipe da SPAM-WOLFF, campeã do CPCID, (Campeonato das Indústrias do Grande São Paulo). Na cidade de Santo André, jogando pela S.E. Humaitá, campeoníssima dos Campeonatos  amadores da Cidade.
Sua maior consagração no Futebol Amador foi sagrar-se Campeão dos Jogos Abertos do Interior, em 1970, na cidade de Bauru-SP. Os Jogos Abertos do Interior é a Olimpíada do Interior do Estado de São Paulo, de onde saíram medalhistas Olímpicos de Varias Modalidades, como Vôlei, Atletismo, Natação, Box, Basquete, Ginástica Olímpica, etc...
Em 1970 foi disputado o Primeiro Campeonato da Modalidade Futebol dos Jogos Abertos do Interior e a Seleção Amadora de Santo André, superou as melhores equipes amadoras do interior e Litoral de São Paulo, tais como:- Campinas formada por Guarani e Ponte Preta; Araraquara formada pela equipe da Ferroviária; Jundiaí defendida pelo Paulista e Ribeirão Preto formada por Comercial e Botafogo.
A Seleção Amadora de Santo André, tendo como base a Equipe da S.E. Humaitá, jogou duas vezes contra a poderosa equipe amadora de Santos, cujo técnico era o famoso ponta esquerda Pepe e alguns jogadores já haviam integrado a equipe profissional do Santos F.C. no jogos do Campeonato Paulista.
Na fase classificatória em patê de 0 x 0 e na grande final, jogando no Estadio do Noroeste, a equipe de Santo André bateu a poderosa equipe Santista pelo placar de 1 x 0, sagrando-se assim, o Primeiro Campeão de Futebol dos Jogos Abertos do Interior.Essa, eu considero a maior consagração de um atleta amador no Estado de São Paulo.
Daí em diante, já conhecido como Chicão, participa do jogo de inauguração do Estádio Bruno José Daniel e fica eternizdo na História do Futebol da cidade, pois participa da jogada do primeiro gol marcado no  novo Estádio; gol histórico, marcado pelo centro avante João Carlos, com participação também do ponta esquerda Manoel José, conforme reportagem do Jornal Diario do Grande ABC (NEW SELLER) de 16/12/1969.
 Na época jogava-se no esquema 4-2-4 e Chicão como médio volante sempre se destacou, marcando o camisa 10 adversário, que naquela época será sempre o melhor jogador do outro time.
Na equipe profissional do E.C. Santo André, Chicão também se destacou como a maior revelação do Campeonato Paulista da 1ª Divisão de Profissionais, conforme reportagem especial do Jornal o Estado de São Paulo de 30/05/1971.
Hoje Chiquinho/Chicão está aposentado, trabalha como representante comercial autônomo, tem três filhas (Ariene, Thais e Mayara) 4 netos ( Felipe, Vinicius, Pedro e Samuel). Continua morando em Santo André onde é bastante conhecido e admirado na Região do ABC pelo seu destaque como jogador de FUT-SAL e Futebol de Campo.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES