Cesare Prandelli

Um jogador modesto que chegou ao comando da Azzurra
Por Chico Santo

Cesare Prandelli nasceu em 19 de agosto de 1957 em Orzinuovi, na província de Brescia, na região da Lombardia da Itália.
 
Em 10 de agosto de 2010, Cesare Prandelli finalmente entrou para a história da Azzurra.  Com o comando da principal equipe de futebol do país, uma das mais tradicionais do mundo, estreou como técnico da Seleção Nacional da Itália. A partida foi realizada no Boleyn Ground, em Londres, e acabou sacramentada com a derrota por 1 a 0 para a Estônia. Apesar do placar negativo, Prandelli entrava definitivamente para a história do futebol mundial.
 
No entanto, o péssimo desempenho da "Azzurra" na Copa do Mundo de 2014, quando a equipe foi eliminada ainda na primeira fase da competição, fez com que o técnico pedisse demissão do cargo no dia 24 de junho de 2014. Em seguida, poucos dias depois, foi contratado para ser o novo comandante do Galatasaray, da Turquia. 
 
Carreica como jogador
 
Iniciou sua carreira no futebol em 1974, pela União Esportiva Cremonense e atuou também pela equipe Atalanta Bergamácia Cálcio em 1978. Entretanto, foi com a Juventus, o terceiro clube mais antigo do futebol italiano, que se destacou no esporte. Em 2012, como treinador, levou a Seleção Italiana à decisão da Eurocopa, perdendo para a Espanha e sagrando-se vice.

Atuando com a camisa do time de Turim, o meio-campista conquistou 3 títulos nacionais da Série-A durante as seis temporadas em que disputou entre os anos de 1979 e 1985. Depois, na seqüência de sua carreira, retornou ao Atalanta onde ficou até 1990, quando se despediu dos gramados após disputar 197 partidas como profissional pela principal divisão italiana.
 
O técnico

A aposentadoria como atleta, no entanto, não o afastou do futebol. Ao pendurar as chuteiras, Cesare Prandelli imediatamente trocou o meio-de-campo pelo banco de reservas. Como treinador, dirigiu a equipe de juniores do Atalanta de 1990 a 1997. O sucesso como diretor técnico o levou para o Verona em 1998 e depois ao Parma, Roma e Fiorentina.
 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES