César

Ex-atacante do América e do Grêmio

por Rogério Micheletti

Campeão da Libertadores da América pelo Grêmio, em 83, o ex-atacante César hoje é comerciante e mora na Praia de Atafona, município de São João da Barra (RJ). Ele foi o autor de um dos gols do Tricolor gaúcho contra o Peñarol, do Uruguai, na final da Libertadores de 1983. O Grêmio venceu por 2 a 1. Os outros gols da partida foram de Caio (Grêmio) e Fernando Morena (Peñarol).

Além do Grêmio, César jogou pelo América (RJ), onde se destacou na temporada de 1979, como artilheiro do Campeonato Brasileiro com 13 gols.

Também atuou pelo São Bento de Sorocaba (SP) em 1984, tendo sido o autor do gol da equipe do interior paulista no famoso jogo contra o Santos, na Vila, que terminou com vitória do Peixe por 2 a 1. Emidio Marques Mesquita encerrou a partida perto dos 60 minutos da etapa final, logo após o Santos ter marcado com Humberto Suzigan o segundo gol. "O Emidio foi suspenso pelo José Maria Marin, então presidente da Federação Paulista de Futebol. E o Marin comunicou a decisão quando estava ao vivo dando entrevista à Jovem Pan", conta Milton Neves.

Ainda sobre César, Milton Neves escreveu o seguinte texto

César, marcante e importante centroavante do Grêmio na Libertadores da América, Brasileiro e Gaúchão nos anos 82 e 83, mora hoje em São João da Barra-MS. Lá, revela jogadores.

A torcida gremista jamais se esquecerá do gol que ele fez contra o Peñarol em 83, depois de passe de Renato Gaúcho na Copa Libertadores da América.

Depois, em 84, fez 1 a 0 para o São Bento de Sorocaba-SP (em uma quinta-feira à noite) contra o Santos na Vila Belmiro, na penúltima rodada do Paulistão daquele ano. Mas Márcio Rossini e Humberto Suzigan (aos 55 minutos do segundo tempo) viraram para o Peixe.

O árbitro Emídio Marques de Mesquita foi suspenso por "ajudar" o Santos. Suspensão ao vivo no Terceiro Tempo da Jovem Pan, pelo então presidente da Federação Paulista de Futebol, José Maria Marin.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES