Cassiano

Ex-atacante do Palmeiras de São João da Boa Vista

Grande craque do futebol de São João da Boa Vista, talvez o maior atacante da cidade em todos os tempos, Cassiano, o Antonio Cassiano, nasceu em 04 de março de 1936. Aos 14 anos, começou a jogar no Palmeiras Futebol Clube de São João da Boa Vista, revezando-se como juvenil e fazendo parte do time amador. Em 1953, com 17 anos, foi para a Sociedade Esportiva Sanjoanense. Foi tão bem que logo chamou a atenção de clubes profissionais. Ao parar com a bola, abriu uma imobiliária e passou a dedicar-se ao tênis, tornando-se grande jogador da modalidade. Atualmente aposentado, ainda bate a sua bolinha, de tênis, na Sociedade Esportiva Sanjoanense. Casou-se com Hercilia Finazzi Milan Cassiano, com quem teve três filhos (Marcelo, Marina e Maíra). Também tem dois netos.
No inicio de 1958, foi contratado pelo Comercial de Ribeirão Preto, sendo peça fundamental no acesso do clube à divisão de elite do futebol paulista. Em seguida, foi para o Fluminense-RJ, comandado por Zezé Moreira. Nas Laranjeiras, conquistou o título invicto do Rio-São Paulo e carioca. O time base era formado por Castilho, Jair Marinho, Clóvis e Altair; Edmilson e Paulinho; Telê Santana, Róbson, Valdo, Cassiano e Escurinho.
Após desentendimento com Zezé Moreira, transferiu-se para o Bonsucesso, onde jogou de 1960 a 62. Em 1962, após disputar com o time carioca um torneio no Chile - com as presenças da seleção chilena, Sporting Cristal, do Peru, Colo-Colo e Santos de Pelé - encantou o técnico santista Lula. No entanto, devido à falta de acerto financeiro entre o Peixe o time do Rio, acabou sendo negociado com o Deportivo Cali, da Colômbia. No país da América do Sul, viveu a melhor fase de sua carreira. Entre 1962 e 65, ajudou sua equipe a sair de uma fila de 20 anos sem títulos. Por sinal, Cassiano foi o único jogador sanjoanense a levantar uma taça fora do país.
Por Marcelo Rozenberg, com a colaboração do grande jornalista Leivinha, de São João da Boa Vista

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES