Casemiro Scepaniuck

Ex-paraquedista brasileiro
por Diogo Miloni e Lino Tavares

Casemiro Scepaniuck é um ex-paraquedista militar brasileiro que foi um dos primeiros instrutores da Brigada Paraquedista do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Em 2011, residia em Porto Alegre, na companhia de sua esposa Dona Ruth Scepaniuk, com quem é casado há mais de 60 anos. Diagnosticado com câncer de estômago, Casemiro estava internado havia cerca de 20 dias no Hospital Militar de Porto Alegre. Na noite do dia 2 de fevereiro de 2016, ele não resistiu e morreu em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Um dos pioneiros do paraquedismo militar brasileiro, tinha 94 anos.

Natural de Erechim, no Rio Grande do Sul, Casemiro nasceu em 1921. Formou-se na Escola de Educação Física do Exército, especializando-se em paraquedismo nos Estados Unidos.

Em meio aos estudos, destacava-se nos esportes, entre eles o futebol. Teve passagens pelo Britânia (atual Paraná Clube) e pelo Botafogo, do Rio de Janeiro. Após pendurar as chuteiras, o gaúcho dedicou-se também como treinador.

Conhecido pela alegria e disposição, Casemiro Scepaniuck ainda se exercita fazendo caminhadas e desfilando com seus distintivos que ganhou à época que ainda saltava. O ex-paraquedista é figura presente em todos os desfiles de Independência, sempre vestido a caráter.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES