Carlos Nascimento

Jornalista

por Marcos Júnior Micheletti

Carlos Nascimento é um dos mais conhecidos jornalistas brasileiros, com passagens por TV Cultura, Globo, Record, Band e atualmente apresenta o Jornal do SBT.
 
Paulista da cidade de Dois Córregos (região de Bauru), onde nasceu em 5 de dezembro de 1954, iniciou sua carreira em rádio e jornal (Rádio Cultura e "O Democrático, respectivamente), antes de ingressar na Rede Globo, em 1977, como repórter do Bom Dia São Paulo, Globo Rural, Globo Repórter e Jornal Nacional.
 
Onze anos depois, em 1988, foi para a TV Cultura de São Paulo como âncora do Jornal da Cultura. No ano seguinte, na Record, apresentou o Jornal da Record, para retornar à Globo em 1990 na função de âncora, até 2004.
 
Em seguida foi contratado pela Rede Bandeirantes, onde permaneceu entre 2004 e 2006, período em que apresentou o Jornal da Band e um programa diário na rádio Band News FM, além de participações na Band News TV e Rádio Bandeirantes AM.
 
Desde 2006 está no SBT, dividindo a bancada do Jornal do SBT com Cynthia Benini.
 
Em 2012 iniciou a apresentação do programa "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos", atração com votação aberta ao público para escolha do brasileiro de maior representatividade da história.
 
Ficou afastado do trabalho no SBT entre setembro de 2013 e maio de 2014, período em que foi submetido a um tratamento contra um câncer colorretal.
 
Em sua carreira jornalística, Nascimento ganhou diversos prêmios, como o "Wladimir Herzog" (1980 e 1981) e o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1988 e 1989, pelo Jornal da Cultura e Jornal da Record, respectivamente.
 
A grande popularidade de Carlos Nascimento começou a se configurar em 1985, durante o período de internação do presidente Tancredo Neves no Hospital das Clínicas de São Paulo. Do local, ao vivo, Nascimento informava diariamente o estado de saúde do presidente recém eleito, que acabou falecendo em 21 de abril daquele ano.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES