Bugre

Ex-Volante do Jabaquara e Votuporanguense

Pessoa simples e tímida, Antonio Ferreira, o Bugre, vive hoje aposentado em Votuporanga-SP. Foi volante do Jabaquara Atlético Clube de Santos e também do Associação Atlética Votuporanguense nas décadas de 50 e 60.
Defendeu o Jabaquara (antes chamado de Hespanha) quando o clube ainda disputava a Primeira Divisão do estadual. Naqueles tempos, havia grande rivalidade contra o Santos Futebol Clube. No dérbi local, Bugre mantinha acirrada rixa com o então volante Zito. Os dois quase chegaram às vias-de-fato numa ocasião, porque Bugre teria cuspido na cara do santista.
Ao sair da Baixada, Bugre foi para o Votuporanguense, onde encerrou a carreira em 1965.
Por Raphael Cavaco
Abaixo, veja e-mail enviado no dia 1º de setembro de 2008 pelo historiador do futebol santista, Carlos Pietro, o Gigi, sobre a épica virada do Jabaquara de Bugre sobre o imbatível Santos de Pelé e Pepe:
"1957: A histórica vitória sobre o Santos Futebol Clube
A quarta-feira chuvosa do dia 31 de julho de 1957 entrou para a história do clube. O Jabuca, como time convidado para a Vila Belmiro, derrotou o Santos, bicampeão paulista, de virada. A partida, noticiada pela imprensa como "Terremoto na Vila", desnorteou os santistas e levou ao delírio os jabaquarenses. O time do Santos, formado por Pelé, Pepe, Tite, Álvaro, Pagão, Fioti, Urubatão, Zito, Laércio, Hélvio e Ivan, se perdeu diante do Jabuca, formado na base do improviso, com um zagueiro completamente desconhecido. Aos 22 minutos de partida, o Santos já tinha marcado três gols (dois de Pagão e um de Tite), contra um gol do Jabaquara (Melão). Mas o Peixe não joga bem e até o final do primeiro tempo o Jabuca empata com os gols de Bugre e Washington. O jogador Wilson Sório, o Melão, foi o grande herói do dia, ao voltar no segundo tempo, marcar dois gols e levar o Santos ao desespero. O estrago só não foi maior porque China, do Jabaquara, acabou por marcar um gol contra. Quando tudo terminou se esclareceu o mistério: o desconhecido zagueiro jabaquarense, Oswaldo Malcriado, era apenas o tesoureiro do clube, escalado pelo técnico Filpo Nuñes para completar o quadro de 11 jogadores. No time do Jabaquara estavam Fininho, Pavão, Getúlio, Dom Pedro, China, Osvaldo Malcriado, Ari, Hélio, Washington, Wilson Sório (Melão) e Bugre.
Final: Jabaquara 6 x 4 Santos
Fonte: www.escoladecidadao.com.br?

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES