Bob Marley

Rei do reggae e amante do futebol

Por Ednilson Valia

Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, o rei do Reggae, nasceu em 06 de fevereiro de 1945, em Nine Mile, na Jamaica e faleceu em 11 de maio de 1981, com apenas 36 anos, em decorrência de um câncer  de pele, especificamente, o melanoma maligno, após uma ferida no dedo do pé não cicatrizada, ocasionada após disputar uma partida de futebol em Londres (GBR).
 
Bob Marley teve 11 filhos, quatro com a sua única esposa Rita Marley, cujo filho, Ziggy Marley, segue na carreira de músico. Bob era adepto do movimento Rástafari e foi grande defensor da Maconha.

Marley não estudou para "educar" a sua voz, mas cantava com sentimento, proclamando o amor, contra as mazelas da pobreza, da tirania e pela união dos povos.
 
O maior expoente do Reggae em todos os tempos vendeu 100 milhões de discos em estimativas.
 
Em março de 1980, Bob Marley esteve no Brasil e jogou futebol com Chico Buarque, Toquinho e vestiu a camisa do Santos Futebol Clube.  Montou seu time ao lado de Chico e Paulo Cézar Caju.
 
No final da pelada, no Rio de Janeiro, ele trocou algumas palavrinhas com PC Caju: Sou fã de seu futebol", e Paulo Cézar respondeu, "E eu, de sua musica". E ressaltou a conquista da Seleção Brasileira na Copa de 70: "Rivelino,Jairzinho, Pelé... o Brasil é o meu time. A Jamaica gosta de futebol por causa do Brasil".

Sobre os brasileiros afirmou:"É fácil perceber que as pessoas aqui têm ritmo e feeling, não só no andar, mas no falar e no próprio interesse demonstrado pela música em qualquer uma de suas manifestações"". Para ele a mensagem do reggae tem grande importância, pois "os músicos devem ser porta-vozes dos grandes contingentes oprimidos. No nosso caso, a responsabilidade é maior por causa das nossas crenças religiosas. A própria filosofia do reggae explica tudo isso. O reggae surgiu do gueto e sempre foi fiel às suas origens, levando ao mundo uma mensagem de revolta, protesto e reivindicação", segundo o site Reggae no Mato, que trouxe a público as palavras do ídolo jamaicano.

 Em pé: Junior Marvin, Toquinho e um penetra.
Agachados: Jacob Miller, Chico Buarque, Paulo Cézar Caju e Bob Marley, em 19 de março de 1980, no Rio de Janeiro.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES