Beto, o Baltazar Caipira

Ex-atacante do Cruzeiro e Botafogo-RP

Beto, conhecido com o "Baltazar Caipira? nos anos 40 e 50, mora hoje em Tietê (SP) e vive dias difíceis como aposentado. Ele defendeu o Uberaba Sport Club, Cruzeiro, Ferroviária de Araraquara, América Mineiro, Botafogo de Ribeirão Preto, Francana e outras sete equipes.

Era craque, mas em 1952 um trauma pessoal atormentou sua cabeça e inibiu seu potencial técnico e físico. É que, naquele ano, em um São Paulo x Botafogo de Ribeirão Preto, ele, Beto, involuntariamente, provocou fratura exposta no tornozelo de José Carlos Bauer, o "Monstro do Maracanã?.

Mesmo sem culpa, Beto jamais se perdoou e sua carreira caminhou para o fim. Hoje, sonha em ver sua foto na TV nos programas de Milton Neves. Sonhava, porque a divulgação aconteceu em agosto de 2007.
O triste jogo

A partida em Bauer sofreu fratura em lance com Beto foi realizada no dia 15 de junho de 1952. Era apenas um amistoso nacional no estádio Luis Pereira, em Ribeirão Preto (SP). O São Paulo bateu o Pantera por 2 a 0, gols de Teixeirinha e Bibe. Segundo o "Almanaque do São Paulo?, de Alexandre da Costa, o time são-paulino naquele dia atuou com: Bertolucci (Mário); De Sordi e Mauro; Bauer (Pé de Valsa), Rui e Alfredo (Turcão); Alcino, Bibe, Albella, Moreno e Teixeirinha. O técnico era Vicente Feola.
Por Rogério Micheletti

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES