Bernard Rajzman

Ex-jogador de vôlei

por Marcelo Rozenberg

Bernard Rajzman, o ex-jogador de vôlei Bernard, em 2017 seguia como membro do Comitê Olímpico Brasileiro, coordenador do desenvolvimento esportivo da Câmara Setorial dos Esportes e membro do Comitê Olímpico Internacional.

Bernard nasceu no Rio de Janeiro em 25 de abril de 1957. Curiosamente, começou a atuação esportiva jogando basquete no Fluminense mas, devido à baixa estatura, não demorou a trocar de modalidade. Sua grande capacidade o levou a ser convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira com apenas 17 anos.

Na década de 80, tornou-se conhecido por ter inventado o saque que ficou conhecido como "Jornada nas Estrelas?, que consistia em lançar a bola para uma altura muito grande com efeito de forma a dificultar a recepção do adversário. Com a camisa da Seleção Brasileira conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, o vice-campeonato mundial na Argentina em 1982, sete Sul-Americanos, o Pan-Americano de 1983, e a medalha de bronze na Copa do Mundo de 1981. No final da carreira, deixou as quadras para se dedicar ao vôlei de praia, que lhe rendeu um vice-campeonato mundial em 1988. Dezessete anos depois, foi nomeado para o hall da fama do vôlei nos Estados Unidos.

Ao deixar as quadras, Bernard passou a se dedicar à política. Trabalhou na Secretaria Nacional de Esportes durante o governo Fernando Colllor de Mello. Anos depois, foi eleito deputado estadual no Rio de Janeiro. 

ABAIXO, IMAGENS DA PERFORMANCE DE BERNARD COM SEU SAQUE "JORNADA NAS ESTRELAS" NO MUNDIALITO DE 1982, DISPUTADO NO MARACANÃZINHO (RJ), NA VITÓRIA DO BRASIL DIANTE DA COREIA DO SUL POR 3 A 1:

v

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES