Bela Guttmann

Eterno treinador húngaro
por Diogo Miloni

Bela Guttmann é um ex-jogador húngaro de origem judaica que atuava no meio-campo. Após pendurar as chuteiras, tornou-se treinador e teve ótimas passagens por São Paulo, Peñarol-URU, Milan-ITA e Benfica-POR.

Natural de Budapeste, capital da Hungria, Bela nasceu no dia 13 de março de 1900 e faleceu no dia 28 de agosto de 1981.
Como jogador, o húngaro teve pouco destaque, era um atleta comum e sem grande brilho. Mas em contraponto, se encontrou mesmo na função dentro do banco de reservas. Seu primeiro clube foi o histórico Honvéd, equipe que fez muito sucesso nas décadas de 40 e 50.

Muito conhecido pelo estilo ofensivo, Guttmann foi campeão em praticamente todas as equipes que treinou. Assim que saiu de seu país natal trabalhou no Milan-ITA, em 1954 e 1955.

Posteriormente transferiu-se para o continente Sul-Americano, comandando a poderosa equipe do Peñarol-URU e o jovem time do São Paulo. O técnico europeu pegou o Tricolor em um momento ruim, em uma pequena fila de títulos que já incomodava, e conseguiu vencer o Campeonato Paulista de 1958.

De volta à Europa, Guttmann teve uma ótima passagem por Portugal, dirigindo as duas maiores equipes do país: Benfica e Porto.

Pelos Dragões, foi campeão nacional duas vezes e pelos Encarnados levantou duas vezes a Liga dos Campeões da Europa, conquistas que o puseram definitivamente na história do futebol europeu.
 
ABAIXO, VÍDEO SOBRE BEA GUTTMANN. O TREINADOR TEVE UMA DESAVENÇA COM O BENFICA E "ROGOU UMA PRAGA" AO CLUBE PORTUGUÊS...

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES