Bauer, o Carlos Bauer do Amaral

Ex-lateral-esquerdo do Palmeiras e do Santos

O ex-lateral-esquerdo do Santos e Palmeiras, Carlos Bauer do Amaral nasceu no dia 26 de abril de 1953,em Aquidauna, interior do Mato Grosso do Sul, e faleceu no dia 17 de outubro de 2008, vítima de infarto. Ele foi encontrado morto por um vizinho na calçada em frente à sua casa, no Bairro Dona Amélia, em Araçatuba (SP). O sepultamento ocorreu no dia 18 de outubro, no cemitério Recanto da Paz, na cidade do interior paulista. Deixou dois filhos: Éverton Souza do Amaral e Milena Souza do Amaral.
Carlos Bauer, o nome que era conhecido nos meandros futebolísticos, foi revelado pelo técnico Aymoré Chiquito Ortega, da Associação Esportiva Araçatuba (AEA) e estreou na equipe principal frente ao Linense. Devido às excelentes atuações na ala esquerda, em 1974, o ex-zagueiro e observador técnico Formiga, do Santos, chegou de avião à cidade do interior paulista para assistir o confronto entre Araçatuba e Catanduvense e conferir as excelentes informações chegaram do jovem lateral-esquerdo. No dia seguinte Bauer foi apresentado no Peixe, à época, comandado por José Macia Pepe . O craque do time era um "tal? de Pelé.
Bauer ficou apenas cinco meses na equipe da Vila Belmiro, disputando somente três partidas oficiais. Devido a uma briga com o zagueiro Oberdan foi dispensado do clube alvi-negro e voltou à Araçatuba.
Em 1976, jogou novamente por um grande clube, desta vez o Palmeiras, e se envolveu no episódio, que abalou sua carreira profissional e sua vida pessoal.


 

Caso Roleta Russa


Carlos Bauer ganhou projeção no Verdão. Foi bem aceito no elenco de jogadores. Com um bom salário, pensava na carreira pós-futebol e resolveu participar de um processo seletivo para a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Admitido, pôde se afastar por jogar futebol profissionalmente, mas teve acesso a uma arma. Depois de um treino no Parque Antártica foi brincar de "roleta russa? com o juvenil Giba, pensando que o revólver estava sem balas, e por uma fatalidade acertou em cheio a cabeça do jovem atleta, que morreu na hora. Bauer entregou- se a justiça de imediato.
Tentou continuar a carreira em outros clubes (o Atlético Paranaense, foi um deles), mas não obteve sucesso. Voltou à Araçatuba e encerrou a carreira profissional. Abusou excessivamente do álcool e do cigarro. Teve problemas cardíacos e mesmo tendo sofrido uma intervenção cirúrgica em 2001, optou por não cuidar. Quatro anos depois faleceu sua esposa, Irma Souza do Amaral. A depressão e a culpa o acompanharam até ser achado por um vizinho, vitimado por um infarto, sentado numa cadeira, em frente à sua casa, na Rua Dois de Dezembro, no Bairro Dona Amélia, em Araçatuba(SP).

PARTICIPAÇÕES



Carlos Bauer, foi emprestado ao Santos F.C. pela equipe da A.E. Araçatuba, de Araçatuba, SP, na temporada de 1974, ficando pouco tempo no clube, período de 22/03 até 21/08 de 1974. Suas participações foram as seguintes:

Sua estréia ocorreu em uma partida amistosa, realizada no dia 03 de Abril de 1974, quando o Peixe enfrentou a equipe do Guarani F.C., de Campinas, SP. O Santos F.C. venceu este jogo por (2x0), gols santistas marcados pelo atacante Adilson, (2 vezes). A equipe estava constituida por: Willians, Luis Carlos (Hermes), Bianchi, Vicente, Bauer (Turcão, Léo (Brecha), Nelsi, Fernandinho, Zé Antônio (Adilson), Pelé e Miranda (Mazinho).

A partida seguinte em que Bauer atuou ocorreu no dia 09 de Junho de 1974, jogo do Campeonato Brasileiro de 1974, quando o Peixe foi à Minas Gerais, no Estádio Mineirão e enfrentou a equipe do C.A. Mineiro, que venceu a partida por (1x2). O elenco santista foi escalado com: Cejas (William), Luiz Carlos, Bianque, Vicente, Bauer, Léo, Brecha, Fernandinho, Miranda, Pelé e Mazinho.

Na partida seguinte, sua última pelo Peixe, foi também pelo Campeonato Brasileiro de 1974, realizada no dia 12 de Junho de 1974, no Estádio da Vila Belmiro. Nesta partida o Peixe empatou em (1x1), contra a equipe do Santa Cruz F.C., de Recife, PE. Neste jogo o time do Peixe foi escalado com: William, Luis Carlos, Vicente, Bianque, Bauer, Nelsi, Brecha, Fernandinho, Adilson (Miranda), Nenê e Mazinho.


Por Ednilson Valia

ver mais notícias


Segundo os números do Almanaque do Palmeiras, escrito por Celso Dario Unzete e Mário Sérgio Venditti, Bauer jogou apenas três partidas pelo Verdão, com um empate, duas derrotas e nenhum gol marcado.

Informações cedidas pela assessoria de imprensa do Santos Futebol Clube


INFORMAÇÕES (EX-ATLETA DO SANTOS F.C.)


Nome: Carlos Bauer do Amaral Apelido: Carlos Bauer

Posição: Meio Campo

Data de Nascimento: 26 de Abril de 1953, em Aquidauana, MT

Clube de Origem: Associação Esportiva Araçatuba, de Araçatuba, SP.

Período que atuou no Santos F.C.:de 22/03/1974 até 21/08/1974, cedido por empréstimo pela A.E. Araçatuba, de Araçatuba, SP.


Resumo Final:

Participações: 03 jogos oficiais

Gols Marcados: 00 gols

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES