Batatais

Ex-goleiro do Fluminense
por Tufano Silva
Goleiro com passagens marcantes pela Portuguesa, pelo Palestra Itália e pelo Fluminense, Algisto Lorenzato Domingos, mais conhecido como Batatais, morreu no 16 de junho de 1960, no Rio de Janeiro.
Nascido em Batatais-SP em 20 de maio de 1910, o arqueiro descobriu sua vocação no time do frigorífico no qual trabalhava quando jovem. Em um primeiro momento, atuava como ponta-esquerda, mas logo os amigos perceberam seu talento para defender a meta da equipe, e o atleta foi deslocado para o gol.
Ainda na juventude, defendeu o Batatais e o Comercial, de Ribeirão Preto-SP, e conseguiu se tornar atleta profissional apenas em 1933, na Portuguesa. Em 1935, foi contratado pelo time do Palestra Itália, onde permaneceu por apenas uma temporada, realizando 11 jogos, com oito vitórias, dois empates, uma derrota e nove gols sofridos.
Foi então contratado pelo Fluminense, onde viveu os melhores anos de sua carreira. Foram 12 temporadas nas Laranjeiras, conquistando por lá cinco Campeonatos Cariocas (1936, 1937, 1938, 1940 e 1941).
Em 1938, foi um dos convocados pelo técnico Ademar Pimenta para a Copa do Mundo de 1938, realizada na França. Batatais foi titular em dois jogos da seleção brasileira, que naquele Mundial conseguiu o então inédito terceiro lugar.
Batatais encerrou sua carreira em 1946, defendendo o América-RJ. Segundo o internauta Sergio Navarro, depois de pendurar as chuteiras, o ex-arqueiro trabalhou em uma tinturaria no bairro da Lapa, em São Paulo.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES