Barthô

Ex-zagueiro do São Bento, Paulistano e São Paulo da Floresta

Esta formação é do São Paulo da Floresta, clube precursor do São Paulo Futebol Clube. Embora tenha tido curta existência (fundado em 1930, desapareceu cinco anos depois), conquistou o título paulista de 1931. Os heróis daquela campanha estão imortalizados nesta foto. Da esquerda para a direita vemos Armandinho, Barthô, Bino, Araken, Clodô, Friedenreich, Luizinho, Sasso, Milton e Junqueirinha. Agachado está Joãozinho.

Bartholomeu Vicente Gugani, o ex-zagueiro Barthô, ficou marcado por ter feito parte da equipe do São Paulo da Floresta campeã paulista de 1931. Nascido em São Paulo em 28 de janeiro de 1899 e falecido precocemente em 17 de abril de 1935, estava em campo na vitória sobre o Corinthians por 4 a 1 no Parque São Jorge que garantiu a conquista da taça.
Começou a jogar no extinto São Bento da capital paulista. Passou também pelo Paulistano antes de chegar ao time da Floresta, onde permaneceu de 1930 a 1934.
Defendeu a Seleção Brasileira na conquista da Copa América de 1922. Na época, atuava pelo São Bento. No total, fez cinco jogos pelo Brasil, segundo o livro "Seleção Brasileira - 90 Anos", de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, com duas vitórias e três empates.

Por Marcelo Rozenberg


Barthô foi campeão sul-americano pelo Brasil em 1922.
Por sinal, jamais perdeu vestindo a camisa da seleção nacional.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES