Astengo

Ex-zagueiro do Grêmio
por Rogério Micheletti
 
Fernando Henrique Astengo Santos, o Astengo, zagueiro chileno que defendeu o Grêmio no final dos anos 80, hoje tem residência fixa em Santiago, no Chile, e trabalha como treinador de futebol profissional. Astengo assinou contrato com o Colo Colo, no começo de abril de 2008. Ele entrou no lugar de Claudio Borghi.
 
Como jogador, Astengo foi considerado um dos melhores zagueiros da história do futebol chileno e, principalmente, do Colo Colo.
 
Chegou ao Grêmio muito badalado, mas no Olímpico não conseguiu render o mesmo futebol dos tempos de time chileno. No Tricolor gaúcho, Astengo formou dupla de zaga com Luís Eduardo, que depois defendeu o Palmeiras, Atlético Mineiro e Fluminense.
 
Além de Luís Eduardo, Astengo teve como companheiros de Grêmio o goleiro Mazaropi, o lateral Alfinete, o meia Assis (irmão de Ronaldinho Gaúcho), o meia Cuca, o volante China, o atacante Lima, entre outros jogadores.
 
Jogo da "Rose Fogueteira"
Astengo esteve presente no polêmico jogo entre Brasil e Chile, no Maracanã, válido pelas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa de 1990. Na ocasião, o goleiro chileno Roberto Rojas simulou ter sido atingido por um foguete _na verdade era um sinalizador de navio_ que foi solto pela torcedora Rosemery, a Rose, que ganhou o apelido de "Rose Fogueteira". A torcedora não teve apenas 15 minutos de fama.
 
Ela chegou até a ser capa da revista Playboy no mesmo ano. Rojas foi banido do futebol por sua atitude. O Brasil, que vencia aquele jogo por 1 a 0 (gol de Careca) garantiu vaga na Copa da Itália.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES