Ary Vidal

Ex-treinador de basquete
por Marcos Júnior
O carioca Ary Ventura Vidal, ou simplesmente Ary Vidal, nasceu em 28 de dezembro de 1935, e após uma longa carreira como treinador de basquete, assumiu a direção da modalidade no Flamengo em 2009.
Em 23 de outubro de 2012, Ary Vidal sofreu um infarto e deu entrada no Hospital São Lucas, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Vidal morreu no mesmo hospital no dia 28 de janeiro de 2013, aos 77 anos. Seu corpo foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério do Caju, zona norte do Rio de Janeiro.
Era Ary Vidal o treinador da Seleção Brasileira masculina na épica vitória sobre os Estados Unidos na final dos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis.
Ary, que começou sua carreira de treinador no Tijuca Tênis Clube, em 1959, também dirigiu o selecionado feminino do Brasil em onze jogos (sendo oito vitórias). No comando da equipe masculina foram 124 partidas, com 92 vitórias.
Sua larga experiência no basquete, o levou a publicar o livro "Basquetebol para vencedores", em 1991.
Abaixo, imagens dos momentos finais da vitória brasileira sobre os norte-americanos nos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis. A narração é de Januário de Oliveira. Ary Vidal aparece ao lado dos jogadores comemorando a conquista histórica.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES