Ariel Ortega

Ídolo do River Plate e da Seleção Argentina

por Túlio Nassif

Ariel Arnaldo Ortega, “El Burrito”, nasceu no dia 4 de março de 1974, na cidade argentina de Libertador General San Martín. Atuou como meio-atacante e devida sua habilidade com os pés, chegou a ser comparado com Maradona.

Iniciou sua carreira no tradicional River Plate com apenas 17 anos, quando se destacou entre os demais e chamou a atenção do então técnico Daniel Passarela, revelando-o para o mundo em 1991. Conquistou muitos campeonatos em sua primeira passagem pelo clube, dentre eles, quatro títulos do Torneio Apertura dos anos de 1991, 1993, 1994 e 1996 e a Copa Libertadores da América de 1996.

Estreou na Seleção Argentina em 1993, em amistoso contra a Alemanha. Seria o começo de várias convocações e títulos. Conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos e o vice-campeonato na Copa das Confederações, ambos em 1995 e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1996. Pela Albicelste, foram três Copas do Mundo (1994, 1998 e 2002) e 87 partidas, marcou 17 gols.

Consagrado, acertou sua transferência para o Valencia, da Espanha. Antes de regrassar para o River Plate em 2000, atuou nas equipes italianas da Sampdoria e Parma, clube pelo qual venceu a Supercoppa Italiana em 1999. Antes de fechar com o Fenerbahçe, da Turquia, conquistou o Torneio Clausura de 2002.

Após dois anos na Europa, regressou à Argentina, mas dessa vez para o Newell´s Old Boys. Lá, em dois anos de clube conquistou um Torneio Apertura. Em 2006, voltou ao River Plate, permanecendo no time da capital por quatro anos e sagrando-se campeão pela última vez em 2008 pelo Torneio Clausura.

Contudo, a conquista não impediu o time de emprestá-lo para o modesto Independiente Rivadavia, da segunda divisão da Argentina.

Tudo isso porque Ortega tinha problemas com alcoolismo e a nova equipe ficava em Mendoza, cidade próxima a Santiago, no Chile, local onde realizava seu tratamento contra a sua dependência.

Foram idas e vindas, altos e baixos. O craque argentino não conseguia se livrar do vício e fora emprestado em 2011 para o All Boys, mas não conseguiu uma grande sequência de partidas por estar fora de forma e acertou com o Defensores de Belgrano, da terceira divisão.

No dia 15 de julho de 2012, anunciou o final da sua carreira após uma série de amistosos e com um grande espetáculo no estádio Monumental de Nuñes, lotado com cerca de 60 mil torcedores. E no dia 13 de julho de 2013, despediu-se oficialmente dos gramados.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES